Ontem
à noite eu li o texto “Respostas do ensino à dispersão do
conhecimento: esclarecimento conceitual. In: Enfoque Globalizador e
Pensamento Complexo” do autor Antonio Zabala, e refleti sobre
algumas coisas:
1)
Na maioria das vezes, nós fazemos dicotomias com os temas que
desenvolveremos em sala de aula, oferecendo assim para os nossos
alunos a oportunidade de construir um conhecimento fragmentado. Por
exemplo, se o tema for água, então em ciências nós abordaremos as
características da água potável. Porém se for para falar sobre
bacias geográficas é com o professor de geografia.
2)
Nós somos condicionados a seguir um planejamento curricular. Estes
dias um aluno veio me questionar porquê nós não poderíamos
estudar a água. Eu justifiquei dizendo que estávamos seguindo uma
ordem de conteúdos, e que o demoraria um pouco para estudarmos a
água.
Depois
eu cheguei em casa, e fiquei pensando sobre essa a minha atitude. Por
quê afinal não poderíamos trabalhar a água agora? Segundo Zabala
um dos métodos globalizados seria Projetos
de trabalho global,
onde os alunos escolhem um tema e a partir disto buscam como
resultado final a realização de um dossiê sobre o tema. Para
realização deste dossiê, é necessário que os alunos aprendam e
dominam alguns conceitos e conteúdos sobre tema.
Estamos
encerrando o primeiro trimestre letivo, e estou pensando em no
próximo trimestre trabalhar através de projetos
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