domingo, 17 de maio de 2015

Uma reflexão sobre a rigidez das nossas aulas…

     Ontem à noite eu li o texto “Respostas do ensino à dispersão do conhecimento: esclarecimento conceitual. In: Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo” do autor Antonio Zabala, e refleti sobre algumas coisas:

1) Na maioria das vezes, nós fazemos dicotomias com os temas que desenvolveremos em sala de aula, oferecendo assim para os nossos alunos a oportunidade de construir um conhecimento fragmentado. Por exemplo, se o tema for água, então em ciências nós abordaremos as características da água potável. Porém se for para falar sobre bacias geográficas é com o professor de geografia.

2) Nós somos condicionados a seguir um planejamento curricular. Estes dias um aluno veio me questionar porquê nós não poderíamos estudar a água. Eu justifiquei dizendo que estávamos seguindo uma ordem de conteúdos, e que o demoraria um pouco para estudarmos a água.

     Depois eu cheguei em casa, e fiquei pensando sobre essa a minha atitude. Por quê afinal não poderíamos trabalhar a água agora? Segundo Zabala um dos métodos globalizados seria Projetos de trabalho global, onde os alunos escolhem um tema e a partir disto buscam como resultado final a realização de um dossiê sobre o tema. Para realização deste dossiê, é necessário que os alunos aprendam e dominam alguns conceitos e conteúdos sobre tema.

Estamos encerrando o primeiro trimestre letivo, e estou pensando em no próximo trimestre trabalhar através de projetos 

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