sexta-feira, 24 de julho de 2015

O verdadeiro sentido de avaliar

     A minha primeira e grande dificuldade ao ingressar no magistério foi realizar a avaliação dos meus alunos. Eu sempre tive uma facilidade de criar vínculos afetivos, de dominar os conteúdos curriculares e os desenvolvê-los em aula de aula, porém meu maior obstáculo era avaliar. Durante este semestre, eu refleti sobre como tenho avaliado os meus alunos, e compreendi melhor o motivo pela qual avaliamos os nossos alunos.
     Segundo Alvarez Mendes (2002, pg. 82 ) a avaliação é uma oportunidade do aluno demonstrar o que sabe e como sabe. Quando o professor tem consciência de como o aluno está construindo o seu conhecimento, ele é capaz de intervir nesse processo, para reorientá-lo , estimulá-lo, corrigi-lo e acima de tudo valorizá-lo. Contudo, normalmente a avaliação é vista em grande parte das escolas, como uma atividade isolada, a fim de verificar o quanto o aluno sabe daquele determinado assunto, e atribuindo notas. As notas, por sua vez, são utilizadas para somar em um escore total no final do ano letivo, classificando os alunos como “aprovados” ou “reprovados”.


     Loch (2014, pg. 133), explica que a avaliação deve ser “continua, participativa, diagnóstica e investigava”. Ao refletir sobre a minha prática avaliativa com os meus alunos, percebo na minha escola que a avaliação ocorre diariamente e continuamente ao longo do ano. Porém, a cada trimestre a avaliação do aluno é transformada em valores numéricos. Desta realidade, eu não posso me desvincular, pois é o modelo de avaliação escrito no Projeto Politico Pedagógico da escola. Contudo, a forma como avalio os meus alunos no decorrer do trimestre, posso mudá-la e torná-la mais significativa para os meus alunos. É preciso que eu abandone as avaliações com o objetivo de “testar” os conhecimentos deles, e ao invés disso busque conhecer o que eles aprenderam e as dificuldades que eles possuem, para que eu possa identificá-las e auxiliá-los a superá-las.

Referências bibliográficas

ALVAREZ MENDEZ, J. M. Avaliação como atividade crítica do conhecimento. Cap 6 (p.81-89). In: ALVAREZ MENDES, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002

LOCH, Jussara Margareth de Paula. Avaliação na escola cidadã. In: ESTEBAN, Maria Teresa (Org) Avaliação uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro. DP&A Editores, 2004. P. 129-142.

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