domingo, 27 de março de 2016

Um lugar e tempo para planejar…

     Nós professores estamos acostumados a construir e apresentar o planejamento anual no inicio do ano letivo. Segundo o dicionário on line o ato de planejar é “determinar as etapas, procedimentos ou meios que devem ser usados no desenvolvimento de um trabalho”. O fato é que quando montamos o planejamento anual não conhecemos os nossos alunos, suas dificuldades e facilidades… Portanto, é necessário que o planejamento seja flexível e "remodelado" com uma certa periodicidade.

     O professor Newton Bryan em entrevista para revista Nova Escola afirmou que “Há uma falta de tempo para o educador se planejar. E os sistemas escolares burocratizam o ensino. Fica a impressão de que com um roteiro rígido e rotineiro se erra menos."
     Contudo a lei Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece diretrizes e bases para educação brasileira deixa explícito no seu artigo 67 que os professores deverão ter pelos sistemas de ensino assegurados um período reservado para planejamento já incluso na sua carga horária de trabalho.

Art. 67. Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público: (….)

V - período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho;

VI - condições adequadas de trabalho.


     Eu acho interessante que no mesmo artigo é mencionado a questão das condições adequadas de trabalho. Isso me faz refletir sobre quantas escolas que eu conheço onde existe um espaço adequado para planejamento de aulas. Para planejar uma boa aula ou avaliações são necessários alguns instrumentos como computador, acesso à internet, livros sobre determinado assunto e um espaço confortável onde não haja constantes interrupções.
A falta deste espaço adequado (algumas vezes) nos obriga a passar 2-3h/aulas semanais ociosas, ou realizando tarefas superficiais ou incompletas. Desta maneira, o planejamento e readaptações ocorrem nos finais de semanas que deveriam ser aproveitados com a família ou em outras atividades de lazer.
Como é na sua escola?
Existem reuniões pedagógicas no período da "hora atividade"? 
As reuniões são funcionais?

Links e referências utilizadas nesta postagem:
Conceito de planejamento: http://www.dicio.com.br/planejamento/
Reportagem da revista Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/planejamento-flexivel-427866.shtml
Lei n° 9.394: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf
Imagem "Time to plan": https://planejamentocontabil.files.wordpress.com/2015/08/planejamento-1.jpg

quinta-feira, 17 de março de 2016

Aprender? Sempre!

     Paulo Freire (1998) já disse que nós somos seres inacabados, e que quando conscientes deste inacabamento conseguimos ir mais além. Considero esta uma característica essencial para todos os educadores, perceber que sempre podemos aprender ou nos aprimorar sobre determinado assunto nos torna humanos.
     No ano anterior eu tomei a decisão de diminuir a minha carga horária na escola, para que eu pudesse investir mais na minha formação e na qualidade das minhas aulas. Como parte deste plano, este  semestre estou cursando uma disciplina  na UFRGS chamada “ Explorando o Universo - dos Quarks aos Quasares”. Confesso que na minha primeira graduação nós estudamos pouquíssimo a questão do universo, portanto eu sentia uma necessidade de aprender mais para pode falar sobre o assunto com domínio e levar algumas novidades para a sala de aula. E sim, tem feito uma diferença… das três aulas que eu já assisti, consegui desenvolver o assunto com os meus alunos do 9ª ano, e no final do ano já planejei um projeto bem legal para o 6º ano.
Imagem completa da região da Nebulosa Carina,
feita para comemorar os 17 anos do Hubble no espaço.
     Além desta disciplina, estou fazendo um curso chamado “A dimensão sócio-afetiva nas práticas pedagógicas on-line” com a Profª Carolina do Amaral. Sim, o curso tem tudo a ver com o que nós temos aprendido no PEAD, sobre como a informática/internet pode ser aliada da educação. Um
a das atividades solicitadas pelo curso foi a construção de um site! Convido vocês a conhecer o “Tertúlia, ele está em construção e pretendo fazer links com o meu portfólio e com as atividades do 3º semestre do PEAD. Sim, será um semestre de desafios! AVANTE!

Cartão lindo feito pela colega Gislane!