domingo, 27 de março de 2016

Um lugar e tempo para planejar…

     Nós professores estamos acostumados a construir e apresentar o planejamento anual no inicio do ano letivo. Segundo o dicionário on line o ato de planejar é “determinar as etapas, procedimentos ou meios que devem ser usados no desenvolvimento de um trabalho”. O fato é que quando montamos o planejamento anual não conhecemos os nossos alunos, suas dificuldades e facilidades… Portanto, é necessário que o planejamento seja flexível e "remodelado" com uma certa periodicidade.

     O professor Newton Bryan em entrevista para revista Nova Escola afirmou que “Há uma falta de tempo para o educador se planejar. E os sistemas escolares burocratizam o ensino. Fica a impressão de que com um roteiro rígido e rotineiro se erra menos."
     Contudo a lei Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece diretrizes e bases para educação brasileira deixa explícito no seu artigo 67 que os professores deverão ter pelos sistemas de ensino assegurados um período reservado para planejamento já incluso na sua carga horária de trabalho.

Art. 67. Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público: (….)

V - período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho;

VI - condições adequadas de trabalho.


     Eu acho interessante que no mesmo artigo é mencionado a questão das condições adequadas de trabalho. Isso me faz refletir sobre quantas escolas que eu conheço onde existe um espaço adequado para planejamento de aulas. Para planejar uma boa aula ou avaliações são necessários alguns instrumentos como computador, acesso à internet, livros sobre determinado assunto e um espaço confortável onde não haja constantes interrupções.
A falta deste espaço adequado (algumas vezes) nos obriga a passar 2-3h/aulas semanais ociosas, ou realizando tarefas superficiais ou incompletas. Desta maneira, o planejamento e readaptações ocorrem nos finais de semanas que deveriam ser aproveitados com a família ou em outras atividades de lazer.
Como é na sua escola?
Existem reuniões pedagógicas no período da "hora atividade"? 
As reuniões são funcionais?

Links e referências utilizadas nesta postagem:
Conceito de planejamento: http://www.dicio.com.br/planejamento/
Reportagem da revista Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/planejamento-flexivel-427866.shtml
Lei n° 9.394: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf
Imagem "Time to plan": https://planejamentocontabil.files.wordpress.com/2015/08/planejamento-1.jpg

2 comentários:

  1. Oi Iasmim, bem importante tudo que trazes em tua postagem. A flexibilidade no planejamento, o tempo garantido de planejamento e em local adequado.
    Achei bem qualificada tua postagem, pois contempla vários aspectos importantes que estudamos: Linguagem clara e objetiva, fundamentação teórica, imagens, um título que convida à leitura, sugestão de links, perguntas, vivência e reflexão.
    Respondendo a tua pergunta, na minha escola, assim como todo município de Esteio, temos Planejamento à Distância. No dia de planejamento não precisamos estar na escola e nossos alunos participam de aulas de projetos de Meio Ambiente, Informática e Diversidade Cultural.
    Abraço.

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  2. Iasmim,
    Gostei muito da tua postagem. Ela tem muitos elementos importantes: tema interessante, questionamentos pertinentes à realidade dos professores, aproximação de teoria(lei) e prática(como ocorre nas escolas?), o convite à reflexão e aproveito para destacar a apresentação gráfica que criaste: a inserção das imagens através do texto criaram um "desenho" interessante. Também o tratamento diferenciado dado às fontes (itálico para a fala), vermelho para a lei, e marcador amarelo para as questões. Gostei muito!
    []'s
    JacqueAguiar
    SI

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