Achei interessante a proposta de aplicabilidade do o método clínico Piagetiano, que no meu entendimento tem como objetivo investigar o nível de pensamento dos estudantes. Eu concordo com os colegas ao afirmarem que esta metodologia é difícil de ser aplicada em uma classe de aula normal, devido o pluralismo que há em uma sala de aula, onde normalmente o professor tem que atender diversas crianças e adolescentes ao mesmo tempo. Contudo, conforme a colega Jaqueline falou esta é uma prática comum no processo de alfabetização das crianças. No período em que eu trabalhei com a educação infantil também realizávamos atividades individuais e bastante diálogos com as crianças a fim de identificar o nível em que elas encontravam-se. Essas informações eram citadas nos pareceres descritivos.
A colega Mara disse que o método clínico Piagetiano “é feito para verificar as estruturas do pensamento do sujeito e não apenas para verificar acertos ou erros”. Eu acredito que este método seria uma ótima ferramenta de avaliação, pensando na avaliação como ferramenta de identificação do nível de compreensão dos estudos e as suas dificuldades. Porém, para que se possa realizá-lo se faz necessário tempo disponível e auxilio na escola.
Eu penso que esta atividade serviu como um teste de aplicação do método clínico, e que alguns erros só poderiam ser evitados com mais estudos e prática. A questão pontuada pela profª Rosane Aragon referente a forma como fazemos a pergunta é bem importante, percebi que em muitos vídeos as crianças ficavam confusas e/ou não compreendiam corretamente as questões. Acredito que o diálogo e tranquilidade durante a atividade são fundamentais para a criança se sentir segura e livre para responder os questionamentos sem a pressão de estar "certo ou errado".
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