Eu acordei cedo, terminei de assistir o filme sobre o Macunaima e li os textos sugeridos pela interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade: Abordagem Sociocultural e Antropológica . Logo após terminei a atividade que foi solicitado: uma síntese sobre o local da escola na comunidade.
Compartilho uma reflexão sobre as nossas escolas...
____________
Eu penso que não existe uma escola que seja isolada ou que seja uma ilha, caso contrário ela não é uma escola. Nossos alunos têm diferentes culturas, e eles levam para dentro das nossas salas e corredores estes traços culturais. O espaço escolar tem que ser formatado de maneira que abrigue e trabalhe este multiculturalismo. Ás vezes eu ouço dizer que tais e tais alunos não se encaixam no padrão da escola, mas será que não é o nosso modelo de escola que não se encaixa no local onde ela está inserida? As nossas escolas são moldadas em padrões europeus, burgueses, e hegemônicos e tudo que não se enquadra neste padrão, infelizmente, tende a ser excluído ou deixado as margens. É preciso mudar!
Oi, Iasmim, hoje conseguimos perceber que muitas escolas são segregadoras, não se adaptam ao aluno, o aluno tem que se adaptar a ela, com isto surgem os conflitos, que poucas vezes são bem administrados, levando a repetência e a evasão escolar.
ResponderExcluirAbraços
Muito interessante teu blog, Iasmim. Gostei bastante do jeito que ele está organizado. Parabéns! =)
ResponderExcluirMuito interessante teu blog, Iasmim. Gostei bastante do jeito que ele está organizado. Parabéns! =)
ResponderExcluirObrigada Éderson!
Excluir