A preparação...
Quando avisei para turma que faríamos
esta prática, eles ficaram muito ansiosos e contentes. Eu dividi a turma em grupos de até 5
integrantes e passei a lista dos materiais que seriam necessários para a experiência. A princípio como trabalho em comunidade com pouco poder
aquisitivo, eu estava preparada para que poucos alunos levassem os materiais,
porém eu tive uma surpresa positiva: já na semana seguinte a grande maioria dos
alunos levaram todos os materiais solicitados.
Os sextos anos
são turmas numerosas, com uma média de 30 alunos bastante
agitados. Por ser uma atividade diferente, eu convidei a professora do
Atendimento Educacional Especializado (AEE) Elizabeth Sperb para me auxiliar
nesta aula. A professora prontamente aceitou o convite, e me deu algumas dicas sobre como
dar andamento a atividade.
A prática....
No dia da
atividade prática eu e a professora Elizabeth organizamos a disposição das
classes para grupos de 5 integrantes. Infelizmente alguns alunos não trouxeram os
materiais e outros não queriam fazer a atividade em grupo, após uma conversa
convencemos os alunos a participarem da atividade e os inserimos em grupos.
Nós explicamos
as regras para participarem da atividade prática, e em seguida distribuímos os materiais
para os seus respectivos grupos. Alguns grupos não tinham todos os materiais
solicitados, mas eu já tinha previsto isto e levei alguns itens a mais.
Quando os
alunos começaram a construir os vulcões percebeu-se na sala um silêncio...
todos os alunos estavam trabalhando juntos, um ajudando os outros. No decorrer
da prática nós fomos explicando os próximos passos até que todos tivessem concluído
a montagem do vulcão. Na hora em que o vulcão “entrava em erupção”, nós combinamos
com a turma que iria ser um de cada vez, e assim poderíamos acompanhar todos os
experimentos.
Logo após o término
das experiências os grupos tinham que limpar a sujeira que tinham feito,
jogando os restos dos materiais no lixo, limpando as classes e varrendo a sala.
Os resultados...
Eu acredito
que atividades práticas são essenciais em uma aula de ciências, porém quando nos
propomos a fazer nos esbarramos com vários obstáculos, por exemplo, ausência de
lugar apropriado, falta de materiais necessários para algumas práticas, o auxílio
de um outro professor e o comportamento dos alunos.
Neste caso, eu
contei a ajuda da professora Elizabeth. Essa ajuda foi muito importante, com
certeza se não tivesse ela os resultados não seriam os mesmos. Os alunos
estavam ansiosos e agitados, comportamento esperado devido a uma atividade
totalmente diferente do dia a dia deles, com a ajuda da professora nós
conseguimos nos dividir e atender os grupos, mantendo a ordem na sala.
Quanto ao
comportamento dos alunos, nós tivemos apenas um grupo que teve um comportamento
inadequado (eles “pegavam” os materiais dos outros, jogaram argila um no outro
e tiveram resistência para limpar a sujeira deles). Porém considerando que
tivemos 10 grupos, eu penso que o comportamento no geral tenha sido muito
bom. Até alguns alunos que normalmente são inquietos estavam trabalhando bem
tranquilos.
Na aula
seguinte eu solicitei para os alunos escreverem um pouco sobre o que eles acharam da atividade”. Vocês
podem acompanhar abaixo algumas frases dos alunos. Como foi a primeira vez que
fizemos uma atividade assim, será necessário aprimorar algumas coisas. Quem
sabe não construímos um portfólio de atividades práticas né? Hehehe
Boa noite, Iasmim, adorei a tua atividade, pude ver os resultados, foram excelentes, com certeza, como você muito bem colocou, as aulas práticas bem aplicadas, organizadas, são muito interessantes, levando ao aluno aplicar os seus conhecimentos e o valor de trabalhar em grupo, incentiva a cooperação, a solidariedade e respeito entre os integrantes do grupo. Parabéns!!
ResponderExcluirabraços
Olá Iasmim...
ResponderExcluirPrimeiramente, quero te parabenizar pelo visual do seu Blog! Ele está muito cativante! Eu adorei, assim como adorei esta sua postagem onde relata sua experiência com a produção de vulcões em sala de aula.
Digo isso porque também costumo pedir aos alunos que produzam vulcões quando trabalho conteúdos sobre os fenômenos intrínsecos do Planeta Terra. Ao contrário de ti, peço que produzam em casa as maquetes, para apenas "erodirem" na sala, mas é impossível não finalizar as aulas sem sujeiras e aquele cheiro de vinagre com bicarbonato que fica no ar...
Todos os anos eu ouço: "Sora, esse ano vamos fazer vulcão de novo?"
Adoro aulas assim, porque é a oportunidade de cativarmos o aluno a realizarem suas próprias pesquisas e quem sabe, cativá-los para o ramo da geologia... hehehe
Mais uma vez, parabéns pela sua dedicação!
Abração!!