sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

ECOTerrenão - Aprendizagens em contato com a natureza

Colegas e professores,


compartilho com vocês um breve relado de uma das minhas últimas experiências. Recentemente eu fui convidada pela Bióloga Letícia Camacho Escobar para fazer parte da sua equipe em dois encontros com o mesmo objetivo, mas com públicos diferentes. O primeiro encontro envolveu duas turmas do 1º ano do Ensino Médio de uma rede de escolas particulares de Porto Alegre, e o segundo encontro foi realizado com três turmas do 3º ano dos anos iniciais.



Sobre o que era o encontro?

   
 O encontro foi para a realização de atividades práticas com os alunos no ECOTerrenão. O objetivo das práticas realizadas nestes dois encontros foi exercitar e motivar a sensibilização ambiental através do lúdico. O que move o projeto é o ideal de nova ordem de percepção estimula-resposta com o meio. Motivando o individuo a reflexão adotando outro posicionamento nas questões ambientais” (Frase citada pela bióloga Letícia Escobar).



"ECOTerrenão é um Centro de Estudos. Ele foi idealizado em 2013 e suas atividades iniciaram no ano de 2014. Localizado no município de Glorinha a uma hora de Porto Alegre com acesso pela BR 290 e RS 118 o Terrenão conta com uma área privada de 3,5 hectares e infraestrutura adequada para receber grupos de estudos/visitantes que buscam passar o dia ou pernoitar em área de camping. Anteriormente à implantação do Centro de Estudos a área era utilizada para pastoril e criação de bovinos. Atualmente mantém-se em monitoramento constante para que ocorra o processo de restauração ecológica. Dentre os esforços que permeia o processo de restaurar, objetiva-se alcançar um ou mais atributos valorizados de uma paisagem e/ou atingir uma condição muito próxima àquela antes da perturbação ambiental. Atualmente operam na área, profissionais Biólogos e estudantes de Ciências Biológicas, coordenados pela bióloga proprietária Letícia O. C. Escobar e a bióloga analista ambiental Aline Carvalho." - Texto retirado do site www.terrenao.com.br




Nestes dias fiquei responsável pelas atividades de observação e identificação de aves. Para fazer está atividade eu pude ter a honra e o prazer de estar acompanhada das acadêmicas do curso de Ciências Biológicas do IPA: Jusisiene Justo, Amanda Netto e Paula Marinho.





1º Encontro- Alunos do 1º ano do Ensino Médio
No dia 19 de novembro, nós primeiramente realizamos um momento de troca de informações referente as aves, e alguns esclarecimentos sobre como observar estes animais. Após realizamos um jogo de memória, onde os adolescentes deveriam relacionar o nome da espécie com a sua fotografia. Para auxiliá-los neste momento, confeccionamos um mural com todas as espécies de aves que já foram vistas no EcoTerrenão, que seriam as mesmas que eles encontrariam no jogo. Enquanto isto os alunos eram convidados para subir ao observatório aves para que pudessem viver a experiência de observar aves com o auxílio de binóculos.










2º Encontro – Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental
No dia 24 de novembro foi a vez das crianças participarem da atividade. O início foi semelhante ao da semana anterior, porém o diferencial com os pequenos foi que além do jogo e da observação de aves, eles tiveram a oportunidade de pintar com tinta tempera as aves que são vistas no EcoTerrenão.









     Quando eu participo ou realizo saídas de estudos com os meus alunos, vejo a oportunidade que eles têm de colocar em prática o que foi construído dentro da instituição escolar. E eles conseguem  ir mais além e elaborar novos conhecimentos, pois em um ambiente livre e orientados por mediadores, penso que desta maneira eles tem a oportunidade de vivenciar os quatro conhecimentos necessários para uma aprendizagem efetiva. E o melhor eles aprendem brincando e interagindo entre os pares! Algo que já falamos aqui!






Maiores informações:  EcoTerrenão - https://www.facebook.com/ceffglorinha/?fref=ts


2 comentários:

  1. Iasmim,

    Hoje iniciamos o eixo III. Mais uma etapa que inicia.


    "Não importa onde você parou...
    Em que momento da vida você cansou...
    O que importa é que sempre é possível recomeçar.
    Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
    É renovar as esperanças na vida e,
    o mais importante...
    Acreditar em você de novo."

    Nós acreditamos em ti e sabemos que juntos podemos fazer um caminho melhor.
    Conta conosco (Equipe de formadores) em mais esta etapa!

    []'s
    Tutora JacqueAguiar - SI

    ResponderExcluir
  2. Show Iasmim. Com certeza a saída a campo é a melhor aula, pois é a que mais ensina. A prática, a vivência, a ação, interação com o objeto de estudo. Parabéns pelo trabalho! Jaque

    ResponderExcluir