A
violência escolar está presente em nossas escolas, e uma das provas
deste acontecimento são as frequentes notícias vinculadas nas
mídias. Segundo Priotto e Boneti (2009) é considerada violência
escolar:“todos
os atos ou ações de violência, comportamentos agressivos e
antissociais, incluindo conflitos interpessoais, danos ao patrimônio,
atos criminosos, marginalizações, discriminações, dentre outros
praticados por, e entre, a comunidade escolar (alunos, professores,
funcionários, familiares e estranhos à escola) no ambiente
escolar.”
Quanto os motivos geradores de violência escolar os autores Williams e Stelki-Pereira (2010) explicam que os casos normalmente estão relacionados com questão de preconceito, discriminação social e étnica e desrespeito à diversidade sexual.Quando se trata da relação do professor-aluno, a autora Rosa (2010) afirma que a violência no ambiente escolar apresenta grandes consequências para o processo de ensino-aprendizagem “os jovens tanto agressores como agredidos tendem a se desligar dos estudos, resultando em prejuízos de aprendizagem".
Já a violência escolar nas relações entre professores e gestores as autoras Galvão et. al.(2010) verificou que ela ocorre através de“ameaças, agressões verbais, brigas, intimidação sexual, uso de armas, assédio moral e depredações”. Desta maneira nota-se que dentro do ambiente escolar podem ocorrer as mais variadas formas de violência. Rosa (2010) propõe o diálogo como melhor ferramenta para evitar as diferentes formas de violência no ambiente escolar. Segundo a autora:
“o diálogo o maior meio de prevenir a violência no ambiente escolar, que deve acontecer em casa e na escola, grupos de ajuda e de conscientização do papel da família e da educação, é essa união que pode contribuir positivamente para a redução do problema, beneficiando toda a sociedade”.
Referências Bibliográficas:
GALVÃO, Afolso; (et. al.) Violências escolares: implicações para gestão e currículo. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeira, v. 18, n.68 p.425-442, jul.set. 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v18n68/02.pdf> Acessado em 20 nov. de 2015.
WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque; STELKO-PEREIRA, Ana Cristina. Reflexões sobre o conceito de violência escolar e busca por uma definição abrangente. Temas psicologia. vol. 18. n. 1 Ribeirão Preto, 2010. Disponível em < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-389X2010000100005&script=sci_arttext> Acessado em 20 nov. de 2015
PRIOTTO, Elis Palma; BONETI, Lindomar Wessler. Violência Escolar: na escola, da escola e contra a escola. Rev. Diálogo Educ.; Curitiba, v. 9, n. 26, p.161-179, jan./abr. 2009.
ROSA, Maria José Araujo.Violência no ambiente escolar: refletindo sobre as consequências para o processo de ensino aprendizagem. Itabaiana: GEPIADDE, ano 4, volume 8, jul-dez. 2010
Iasmim,
ResponderExcluirParabéns por mais esta postagem: tema pertinente, boa reflexão, presença farta de referencial, imagens relacionadas, vídeo complementando a discussão. Continua assim! ;-)
[]'s
Tutora Jacque