segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Reflexão sobre a dialocidade


Há estudos que indicam que o ser humano evoluiu por ser social, por apresentar a capacidade de se comunicar com os seus semelhantes, e transferir suas descobertas para futuras gerações através da oralidade ou da escrita. Paulo Freire (2000) no livro “Á sombra desta mangueira” ao escrever sobre a dialogicidade se refere a ela como uma prática fundamental para o processo de aprendizagem, e característica da natureza humana.
Paulo Freire (2000) relata sobre a importância do ser humano se reconhecer como ser consciente e inacabado. É o reconhecimento do ser humano como ser consciente e inacabado que nos move em uma busca permanente de conhecimento, nos tornando assim um ser educável.
Quanto a curiosidade Freire (2000) a descreve como um elemento fundamental na vida, pois é uma necessidade e disposição que o ser humano tem de espantar-se diante das pessoas, dos fatos e fenômenos e de tentar compreende-los. A curiosidade nos move em busca das respostas para explicar o objeto de conhecimento, sem esta curiosidade não haveria a busca constante de conhecimento, característica do ser humano. Há a curiosidade estética que está relacionada com a contemplação e admiração, assim como a curiosidade espontânea que pode vir a se tornar uma curiosidade epistemológica. A curiosidade epistemológica é que consegue transformar um conhecimento do nível senso comum em um científico. 
O autor (FREIRE, 2000) salienta a importância da curiosidade estar presente no espaço escolar, e de cuidar-se para que este espaço seja propício para construir novos conhecimentos. O local deve ter uma boa estrutura física, ambientes bem iluminados, assim como higiene adequada e decorações condizentes com temática da educação e que reflitam o trabalho desenvolvidos com estudantes. Além de recursos didáticos que possam auxiliar o educando na sua busca do conhecimento como bibliotecas com acervos atualizados, computadores, acesso à internet.

O diálogo é fundamental na construção da curiosidade epistemológica. A curiosidade está estritamente relacionada com a dialogicidade, segundo Freire (2000) ambas são indispensáveis para a conhecimento. Desta maneira, o anti-diálogo autoritário contradiz a natureza do ser humano, a construção do conhecimento e a democracia.


Referências
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. Editora Paz e Terra. 2000

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