A busca pela inovação pedagógica não é um processo trivial, pois requer uma ruptura que permita reconfigurar o conhecimento além das regularidades propostas, significa romper com o pragmatismo, ou seja, romper com o que está pré-estabelecido porque é prático, usual e já se tornou costumeiro. Porém, não é romper definitivamente com o passado, mas sim olhar o passado com “novos olhares” (CUNHA, 2004).
Paulo Freire (2002 ) em a pedagogia da autonomia explica que ensinar exige risco, aceitação do novo e a rejeição de qualquer forma de discriminação. Existe em nosso meio pedagógico a discriminação temporal ou cronológica, segundo Freire (2002) a “aceitação do novo que não pode ser negado ou acolhido só porque é novo, assim como o critério de recusa ao velho não é apenas o cronológico. O velho que preserva sua validade ou que encarna uma tradição ou marca uma presença no tempo continua novo (FREIRE, 2002)”.
Inovação pedagógica é a inclusão de novidades. Esse é um processo humano, resultado da ação humana sobre o ambiente social, e exige a reconfiguração do saber. Contudo, como já afirmado, esse não é um processo fácil, pois esbarramos em alguns obstáculos como a burocracia, disponibilidade de tempo, interesse e a própria formação de professores. As inovações pedagógicas não está relacionadas somente a tecnologias, mas sim com a ação docente em sala de aula. É necessário não só acrescentar novas tecnologias, mas também modificar os modelos pedagógicos!
Já há algumas aulas temos conversado sobre a inserção da tecnologia nas salas de aula e como influenciou e ainda influencia na desconstrução de modelo tradicional de aprendizagem. Hoje, por exemplo, os nossos alunos estão em sala de aula com smartphone que tem acesso a internet e uma quantidade infinita de informações. Portanto, não podemos reduzir o nosso papel apenas "transmissor" de informações, pois eles já tem acesso a elas na palma de suas mãos.
Referência:
CUNHA, Maria Isabel da. Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal, 16 a 18 de setembro de 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 2002
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