domingo, 1 de abril de 2018

A Escola Ideal

No encontro presencial da  interdisciplina "Didática, Planejamento e Avaliação" , ministrada pela professora Simone Bicca, fizemos uma atividade a partir de uma história onde extraterrestres nos convidavam para ir em seus planetas e montar uma escola a partir das nossas ideologias. Eu considerei a atividade interessante, e realizei a mesma proposta com os meus alunos do 8º ano do Ensino Fundamental  da Rede Estadual de Educação.  A atividade foi realizada em grupos onde eles dispunham de alguns materiais para construir a escola ideal como folha de ofício, papel cartaz, canetas hidrocor, lápis e régua. Expliquei que eles deveriam pensar na estrutura física, nas disciplinas, regras e valores que a escola deveria adotar. Compartilho com vocês dois resultados:

GRUPO 1: ESCOLA STELAR
Este grupo deu andamento a história lida antes da atividade que propunha a construção de uma escola em outro planeta, portanto, construíram a escola no Planeta Tamaran, com muita criatividade criaram um endereço e coordenadas.  O grupo optou por uma escola com funcionamento nos três turnos.  De acordo com o grupo, a modalidade de ensino seria a partir de matérias/disciplinas : matemática, química, física e ciências. Os estudantes da escola Stelar poderiam optar pela realização de oficinas de música, informática culinária, robótica e mecânica. O ensino de linguagens contaria com as opções de Tamarãriano (língua oficial do planeta), inglês, português. coreano e Japonês. Acredito que a opção pela língua coreana e japonesa se deu devido ao fato que esse grupo de estudantes tem forte ligação com a cultura oriental, gostam de assistir animes, ler mangás e séries coreanas.

As "regras" da escola seriam: 
"usar roupas apropriadas;
 não desrespeitar os professores;
 é inaceitável o bullying;
 não pode faltar as aulas;
é permitido usar o celular, mas com moderação."


Esta imagem ao lado demonstra a faixada da escola. Nota-se que há um observatório astronômico na escola.


































O grupo representou detalhadamente a estrutura inteira da escola Stelar com  "sala de química", "sala de informática", "depósito", "banheiro feminino/masculino", "cozinha", "sala dos professores", "diretoria", "vestiário", "deposito" e uma "creche". 



 Na imagem abaixo é possível observar o/a: "planetário", "sala de linguagens", "biblioteca", "sala de telestransporte", "refeitório" e uma "sala comum".


 A área externa seria composta por: "armazém", "cúpula da horta", "sala de realidade virtual", "quadra de futebol e basquete", "sala do observatório astronômico" e "pista de corrida"



GRUPO 2: "E.E.E.F SANVILAS"

Este grupo optou por uma representação mais simples de uma escola ideal. De acordo com eles, a escola ideal seria composta de "quadra de futebol/utilizada para correr também", "quadra de volei", "quadra de karatê", "sala de professores", "secretaria", e "sala de computadores. Este trabalho chamou a minha atenção, pois as cadeiras estão dispostas em fileiras (algo que não acontece na sala real dos estudantes), e há um horário com a disciplinas que serão estudadas durante a semana. Quando perguntei ao grupo o porquê de existir "períodos vagos" e a ausência da disciplina de português. Ele respondeu " Ah, os professores sempre faltam, eles não são de ferro e ficam doentes. E português não tem porque não é importante".

A escola em que leciono, como a maior parte da escolas da rede estadual, sofre constantemente com a falta de professores. Hoje iniciamos o mês de abril e eles ainda não tiveram uma aula única de português.


A partir desta atividade realizada com a turma é possível observar que alguns grupos optaram por realizar escolas com características "interplanetárias", e outros com características mais "terráqueas". Contudo, ambas possuem em sua maioria atributos que podemos encontrar em escolas existentes, como bibliotecas, laboratório de informática, quadra de esporte, horta e sala temáticas. Entretanto, há também particularidades fortemente ligadas com a tecnologia, por exemplo, a sala de realidade virtual, observatório astronômico e planetário.
A totalidade dos desenhos realizados pela turma reflete a realidade da escola brasileira: ausência de professores, sucateamento com a escola pública. Recursos e estruturas básicas, como um laboratório de informática, biblioteca e quadra de esportes entram para a lista de "desejos", pois não fazem parte da escola pública real. 

Um comentário:

  1. Olá, Iasmin, nossos alunos foram bem criativos, adorei a atividade, às propostas deles. Realmente, muitas coisas necessárias para nossas escolas, ficam no sonho, no desejo e no talvez um dia e pelo visto, a cada dia que passa será pior. Nossa educação esta em último plano para nossos governantes.
    Abraços

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