Nossa última atividade da interdisciplina de didática foi referente a um método globalizado chamado "Centros de Interesse". A atividade foi em grupo, e nós precisavamos elaborar um projeto dentro dos pressuposto da metodologia criada pelo Ovide Decroly (1871 - 1932).
Esse método parte de situações ou temas que interessa aos estudantes, e sobretudo busca satisfazer as suas próprias necessidades naturais que implicam no conhecimento do meio e das formas de reagir a ele. Portanto, é um método que é constituído não somente pelo estudante, mas também pela família, escola, sociedade, seres vivos e não vivos, e o universo. Nessa proposta para cada centro de interesse ocorrem três etapas observação pessoal e direta, associação no espaço e tempo, e expressão.
Compartilho com vocês a proposta da nossa atividade construída em grupo:
PROFESSORAS: Kênia, Lêda, Iasmim, Jaqueline
e Simone Pellenz.
SÉRIE: 5º ano
Áreas do Conhecimento: Artes, História e Língua Portuguesa.
Áreas do Conhecimento: Artes, História e Língua Portuguesa.
Nossa
proposta parte do interesse da turma pelas obras de Van Gogh, e tem como
objetivo de despertar nos alunos a relação com seu cotidiano proporcionando
assim um reflexão sobre o mesmo. Vincent Van Gogh (1953-1890) foi um
pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da
história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos. Suas obras
abrangem paisagens, naturezas mortas, retratos e auto retratos caracterizados
por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas
que contribuíram para as fundações da arte moderna (WIKIPÉDIA).
Objetivos por áreas de conhecimento:
História:
- Reconhecer-se como indivíduo.
- Reconhecer-se como indivíduo.
-
Identificar seu núcleo familiar, hábitos, costumes, comunidade.
-
Comparar estes hábitos e costumes com os dos colegas.
- Refletir sobre formas de manter ou
modificar estes hábitos e costumes, de acordo com suas necessidades e vontades.
Artes:
- Apreciar obras de arte, descrevendo o que vê e o que sente.
- Analisar e estabelecer relações entre o título da obra com a obra em si.
- Perceber os elementos ( as cores, linhas, textura) que compõem a obra e examinar o direcionamento da luz utilizada pelo pintor.
Língua Portuguesa:
- Apreciar obras de arte, descrevendo o que vê e o que sente.
- Analisar e estabelecer relações entre o título da obra com a obra em si.
- Perceber os elementos ( as cores, linhas, textura) que compõem a obra e examinar o direcionamento da luz utilizada pelo pintor.
Língua Portuguesa:
-
Criar uma peça teatral (com roteiro) ou uma música com base em uma das obras.
2)
Desenvolvimento:
Com o intuito de contemplar as três
fases para o desenvolvimento de um Centro de Interesse (observação - direta e
indireta -, associação e expressão, propomos os seguintes passos:
A primeira fase de um Centro de Interesse é a OBSERVAÇÃO,
por este motivo propomos a apresentação da biografia e obras de Van Gogh
através de filmes, fotos, livros, etc. As obras que pensamos estarem mais de
acordo com a proposta são:
A noite estrelada (1889)
O quarto (1888)
Os comedores de batata (1885)
A casa amarela (1888)
Auto-retrato (1889)
O homem velho com a cabeça em suas mãos (1890)
O quarto (1888)
Os comedores de batata (1885)
A casa amarela (1888)
Auto-retrato (1889)
O homem velho com a cabeça em suas mãos (1890)
A igreja e Auvers (1890)
A seleção foi feita a partir do pressuposto de que as cenas
destes quadros remetem ao cotidiano de nossos alunos. No entanto, nada impede
que, no desenvolvimento da atividade, outras obras sejam mostradas. A partir da
observação destas obras, além dos aspectos estéticos, será proposto a
observação dos alunos de seu próprio cotidiano, possibilitando a ASSOCIAÇÃO entre as diferentes
realidades (a do aluno, de seus colegas e a retratada por Van Gogh).
A fase de EXPRESSÃO,
permeará a proposta em tempo integral, proporcionando aos alunos expressarem-se
oralmente, através de desenhos, pinturas, teatros, músicas, danças, entre
outros.
Referências:
ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: ARTMED Editora. 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário