terça-feira, 19 de abril de 2016

Conhecendo o solo da Vila Herdeiros

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, um dos objetivos do componente curricular Ciências da Natureza é que o aluno "desenvolva competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica” (página 32). O estudo do solo faz parte das Bases Curriculares Nacionais o aluno deverá “Compreender a composição do solo e sua conservação”.

Diante da importância de se desenvolver o conteúdo “solo”, e da relevância do aluno compreender o mundo que o cerca, o local onde ele está inserido, durante duas semanas eu desenvolvi o projeto “Conhecendo o solo da Vila Herdeiros”. Os alunos coletaram três amostras de solos próximo a sua residencia, após identificaram-nas em: solo arenoso, solo argiloso e solo humífero. Para completar pesquisaram nos livros didáticos “Projeto Arariba- editora Moderna” e “O meio ambiente Ciências- editora Attica” as principais características destes tipos de solo.

Nas próximas semanas para dar continuidade a temática, nós estudaremos quais são as características de um solo fértil, o que causa a poluição e a erosão do solo.




Referências:
Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza-http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf
Bases Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conhecaDisciplina?disciplina=AC_CIN&tipoEnsino=TE_EF

Nenhum comentário:

Postar um comentário