sábado, 28 de maio de 2016

A minha experiência com Projetos de Aprendizagem (2)

A BUSCA PELAS RESPOSTAS
Nas semanas seguintes os alunos foram a procura das respostas, de acordo com as teorias construtivistas nos projetos de aprendizagens o professor assume um papel mediador, orientando os trabalhos. A procura de material para tentar responder as perguntas, de acordo com Demo (2005, pág. 21) "significa habituar o aluno a ter iniciativa, em termos de procurar livros, textos, fontes, dados informações. Visa-se superar a regra comum de receber as coisas pontas, sobretudo apenas reproduzir materiais existentes". Desta maneira, em nenhum momento eu trouxe as respostas aos alunos, eu auxiliei eles, forneci alguns materiais e entrei em contato com pessoas que poderiam auxiliar no trabalho. Os alunos foram autônomos, e os protagonistas na busca pelas respostas e na construção do trabalho escrito. 

A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Conforme o combinado na data marcada os alunos apresentaram seus trabalhos aos colegas. A apresentação contou com alguns improvisos já que um grupo esqueceu os materiais para uma experiência. Contudo, como a escola é pequena e cooperativa, a equipe da cozinha emprestou os materiais (açúcar, sal e água morna) para realização do experimento. Os alunos apresentação domínio do conteúdo, seriedade e respeito ao trabalho dos colegas.

Por que utilizar projetos de aprendizagem?
Os projetos são construídos a partir do interesse do aluno, e eles são os protagonistas e autônomos durante todo o processo. Desta maneira, o professor assume o papel de mediador, auxiliando os alunos, mas permitindo que eles sejam emancipatórios.Notei que os alunos foram capazes de interpretar os textos, compreende-los, a  depois elaborar suas hipóteses. O autor Pedro Demo (2005, pág 24) identifica isso como a troca de posição de "informado" à informante, informativo e informador. 
Referências:
Demo, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

Um comentário:

  1. Iasmim, muito interessante tua postagem. Mostras que é possível realizar Projetos de aprendizagens com os recursos que dispomos na escola. Não são os recursos materiais que possibilitam a metodologia por Projetos, é a postura do professor em aprender e colocar-se como mediador do conhecimento, como fica evidenciada na tua postura.
    Sigo aprendendo com as colegas do PEAD.
    Parabéns, Iasmim!

    ResponderExcluir