A
BUSCA PELAS RESPOSTAS
Nas
semanas seguintes os alunos foram a procura das respostas, de acordo
com as teorias construtivistas nos projetos de aprendizagens o
professor assume um papel mediador, orientando os trabalhos. A procura de material para tentar responder as perguntas, de acordo com Demo (2005, pág. 21) "significa habituar o aluno a ter iniciativa, em termos de procurar livros, textos, fontes, dados informações. Visa-se superar a regra comum de receber as coisas pontas, sobretudo apenas reproduzir materiais existentes". Desta
maneira, em nenhum momento eu trouxe as respostas aos alunos, eu
auxiliei eles, forneci alguns materiais e entrei em contato com
pessoas que poderiam auxiliar no trabalho. Os alunos foram autônomos,
e os protagonistas na busca pelas respostas e na construção do
trabalho escrito.
A
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Conforme
o combinado na data marcada os alunos apresentaram seus trabalhos aos
colegas. A apresentação contou com alguns improvisos já que um
grupo esqueceu os materiais para uma experiência. Contudo, como a
escola é pequena e cooperativa, a equipe da cozinha emprestou os
materiais (açúcar, sal e água morna) para realização do
experimento. Os alunos apresentação domínio do conteúdo,
seriedade e respeito ao trabalho dos colegas.
Por
que utilizar projetos de aprendizagem?
Os
projetos são construídos a partir do interesse do aluno, e eles são
os protagonistas e autônomos durante todo o processo. Desta maneira,
o professor assume o papel de mediador, auxiliando os alunos, mas
permitindo que eles sejam emancipatórios.Notei que os alunos foram capazes de interpretar os textos, compreende-los, a depois elaborar suas hipóteses. O autor Pedro Demo (2005, pág 24) identifica isso como a troca de posição de "informado" à informante, informativo e informador.
Referências:
Demo, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
Iasmim, muito interessante tua postagem. Mostras que é possível realizar Projetos de aprendizagens com os recursos que dispomos na escola. Não são os recursos materiais que possibilitam a metodologia por Projetos, é a postura do professor em aprender e colocar-se como mediador do conhecimento, como fica evidenciada na tua postura.
ResponderExcluirSigo aprendendo com as colegas do PEAD.
Parabéns, Iasmim!