Durante
este semestre estamos aprendendo sobre Projetos de Aprendizagem na
interdisciplina “Seminário Integrador III”, coincidentemente
este foi o primeiro ano que eu fiz a minha primeira tentativa de
construir projetos com os meus alunos do 9º ano na disciplina de
ciências. Descreverei em duas postagens os meus objetivos, obstáculos e resultados com
esta experiência.
A PREPARAÇÃO
Nas
duas primeiras semanas do ano letivo eu leve para sala de aula um
material sobre “Método Cientifico”, expliquei para os alunos o
que era o método científicos, quais eram as principais etapas a
sua importância, e por fim como registrar tudo isso em um texto
único. Estimulei aos alunos a questionarem acontecimentos da
natureza, a construírem perguntas sobre as suas curiosidades, levei
alguns modelos de revistas científicas, alguns exemplos de
experimentos e estipulei o prazo de uma semana para eles apresentarem
o assunto ou “questão” que eles iram pesquisar.
OS QUESTIONAMENTOS
Segundo Demo (2005, pág. 08) a educação e a pesquisa se assemelham por ambas valorizarem o questionamento, como sendo a marca inicial do sujeito histórico; enquanto a pesquisa se alimenta da dúvida, de hipóteses alternativas de explicação e da superação constante de paradigmas, a educação alimenta o aprender a aprender".
No
momento de apresentação das perguntas todos os grupos explicaram
seus questionamentos, com exceção de um grupo de alunos que ficaram
de apresentar em outro dia. Considerei as temáticas interessantes e
pertinentes. Um grupo quis realizar o experimento do vulcão, no
inicio achei que não era adequado para faixa etária, porém após
conversar com o grupo descobri que eles nunca haviam feito nos anos
anteriores, então para complementar o trabalho expliquei que eles
deveriam fazer questões mais pertinentes como “que gases saem do
vulcão no momento da erupção”, e/ou “como acontece a reação
química fictícia do vulcão com bicarbonato de sódio e vinagre?”.
Os alunos prontamente aceitaram. Portanto em uma turma de 13 alunos frequentes,
formou-se quatro grupos com os seguintes questionamentos:
1.
Vulcanismo – o que acontece dentro de um vulcão de verdade? E por
que acontece reação química do vulcão vulcão com bicarbonato de
sódio e vinagre?
2.
A verdadeira água do entorno das nossas casas
3.
Por que o fermento faz o bolo crescer?
4. O quarto grupo não elaborou perguntasReferências:
Demo, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário