sábado, 28 de maio de 2016

A minha experiência com Projetos de Aprendizagem


Durante este semestre estamos aprendendo sobre Projetos de Aprendizagem na interdisciplina “Seminário Integrador III”, coincidentemente este foi o primeiro ano que eu fiz a minha primeira tentativa de construir projetos com os meus alunos do 9º ano na disciplina de ciências. Descreverei em duas postagens os meus objetivos, obstáculos e resultados com esta experiência.

A PREPARAÇÃO

Nas duas primeiras semanas do ano letivo eu leve para sala de aula um material sobre “Método Cientifico”, expliquei para os alunos o que era o método científicos, quais eram as principais etapas a sua importância, e por fim como registrar tudo isso em um texto único. Estimulei aos alunos a questionarem acontecimentos da natureza, a construírem perguntas sobre as suas curiosidades, levei alguns modelos de revistas científicas, alguns exemplos de experimentos e estipulei o prazo de uma semana para eles apresentarem o assunto ou “questão” que eles iram pesquisar.

OS QUESTIONAMENTOS

Segundo Demo (2005, pág. 08) a educação e a pesquisa se assemelham por ambas valorizarem o questionamento, como sendo a marca inicial do sujeito histórico; enquanto a pesquisa se alimenta da dúvida, de hipóteses alternativas de explicação e da superação constante de paradigmas, a educação alimenta o aprender a aprender".
No momento de apresentação das perguntas todos os grupos explicaram seus questionamentos, com exceção de um grupo de alunos que ficaram de apresentar em outro dia. Considerei as temáticas interessantes e pertinentes. Um grupo quis realizar o experimento do vulcão, no inicio achei que não era adequado para faixa etária, porém após conversar com o grupo descobri que eles nunca haviam feito nos anos anteriores, então para complementar o trabalho expliquei que eles deveriam fazer questões mais pertinentes como “que gases saem do vulcão no momento da erupção”, e/ou “como acontece a reação química fictícia do vulcão com bicarbonato de sódio e vinagre?”. Os alunos prontamente aceitaram. Portanto em uma turma de 13 alunos frequentes, formou-se quatro grupos com os seguintes questionamentos:

1. Vulcanismo – o que acontece dentro de um vulcão de verdade? E por que acontece reação química do vulcão vulcão com bicarbonato de sódio e vinagre?
2. A verdadeira água do entorno das nossas casas
3. Por que o fermento faz o bolo crescer?
4. O quarto grupo não elaborou perguntas
Referências:
Demo, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário