Eu já havia construído Projetos de Aprendizagem (PA) com uma turma de 9º ano em 2016, e relatei esta prática nesta postagem. Contudo, durante o ano de 2016 nos realizamos os nossos próprios PAs na interdisciplina do Seminário Integrador. Esta experiência foi interessante, pois eu pude sentir “na pele” os desafios que os meus estudantes passaram, eu aprendi novas metodologias e compreendi a importância de algumas etapas como a elaboração das “certezas e dúvidas”.
Este semestre a proposta da interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação é a realização de Projetos de Aprendizagem com as nossas turmas. Esta experiência tem sido completamente diferente da primeira, pois os estudantes são diferentes e portanto as questões levantadas e os desafios também. Acredito que houve também um amadurecimento da minha parte como professora-aluna pesquisadora, e isso está refletindo na nesta edição de Projetos de Aprendizagem em sala de aula.
Nesta postagem no blog Projetos de Aprendizagem eu elaborei o mapeamento da turma em que estou realizando os PAs. Após a escolha das perguntas, solicitei para a próxima semana que os grupos pesquisassem um pouco. Nas próximas semanas elaboraremos as certezas e dúvidas dos grupos, e portanto é necessário que eles tenham algum conhecimento sobre o tema/pergunta, para que a partir disto consigam elaborar as dúvidas e certezas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário