segunda-feira, 3 de abril de 2017

Ser reflexivo!

      Segundo o Dicionário Online de Português a reflexão é “pensamento ou análise detalhada sobre um assunto determinado, sobre si próprio, sobre algum problema ou sentimento”. Alarcão cita John Dewey (1993) ao explicar que a reflexão é um ato próprio do ser humano e que baseia-se na vontade, no pensamento, em atitudes de questionamentos, e curiosidade, na busca da verdade e da justiça ( 1996, p. 3)".

      Acredito que a reflexão está profundamente relacionada com nosso Portfólio de Aprendizagens (blog), já que a proposta do mesmo é a de utilizar o espaço para escrever sobre a reflexão da nossa prática em sala de aula relacionando com os conhecimentos (re)construídos no PEAD.
      O autor explicita a importância de restituir aos professores a identidade perdida, aos alunos a responsabilidade perdida, e de devolver à escola a sua condição de lugar onde se interage para aprender e onde se gosta de estar porque se aprende com o inerente entusiasmo e prazer de quem parte à descoberta do desconhecido (1996, p. 4)”. Eu considerei este trecho bem significado, pois em determinados momentos eu sinto que ao longo dos anos se perdeu a identidade do professor ( as famosas reflexões ' o que é ser professor? qual papel do professor?') e o aluno também não possui mais a responsabilidade pelo seu aprendizado (responsabiliza muito o professor pelo aprendizado ou não do aluno). O autor afirma ainda que ser reflexivo não deve ser uma característica somente do professor, mas do aluno também (1996, p.4).
     Existe uma relação de autonomia e reflexão onde na medida em que quanto maior a capacidade de reflexão, maior a capacidade de autonomização (1996, p.5)”. Neste momento eu faço um link com os Projetos de Aprendizagem que estudamos no semestre passado, e que implementaremos em nossas salas de aula este ano. Os P.As proporcionam ao educando o entusiasmo e o prazer em aprender, pois eles pesquisarão sobre um assunto de interesse deles, e ao mesmo tempo serão os protagonistas da sua aprendizagem, assumindo assim uma responsabilidade pelo seu aprendizado. Durante este processo o professor identifica o seu papel como mediador e orientador no processo de aprendizagem do educando. 
Referências:
ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In: ___. (Org.). Formação reflexiva de professores – estratégias de supervisão. Porto, Editora Porto, 1996 (páginas 1-16 da adaptação).

Dicionário Online de Português. Disponível em <https://www.dicio.com.br>

Um comentário:

  1. Olá Iasmim, é o tutor Pablo. Estou ajudando a ler os blogs. Bela síntese e relação do texto com os portfólios, parabéns!

    ResponderExcluir