Segundo o Dicionário Online de Português a reflexão é “pensamento ou
análise detalhada sobre um assunto determinado, sobre si próprio,
sobre algum problema ou sentimento”. Alarcão
cita John Dewey (1993) ao explicar que a reflexão é um ato próprio
do ser humano e que “baseia-se
na vontade, no pensamento, em atitudes de questionamentos, e
curiosidade, na busca da verdade e da justiça ( 1996, p. 3)".
Acredito
que a reflexão está profundamente relacionada com nosso Portfólio
de Aprendizagens (blog), já que a proposta do mesmo é a de utilizar
o espaço para escrever sobre a reflexão da nossa prática em sala
de aula relacionando com os conhecimentos (re)construídos no PEAD.
O
autor explicita a importância de “restituir
aos professores a identidade perdida, aos alunos a responsabilidade
perdida, e de devolver à escola a sua condição de lugar onde se
interage para aprender e onde se gosta de estar porque se aprende com
o inerente entusiasmo e prazer de quem parte à descoberta do
desconhecido (1996, p. 4)”.
Eu considerei este trecho bem significado, pois em determinados
momentos eu sinto que ao longo dos anos se perdeu a identidade do
professor ( as famosas reflexões ' o que é ser professor? qual
papel do professor?') e o aluno também não possui mais a
responsabilidade pelo seu aprendizado (responsabiliza muito o
professor pelo aprendizado ou não do aluno). O autor afirma ainda
que ser reflexivo não deve ser uma característica somente do
professor, mas do aluno também (1996, p.4).
Existe
uma relação de autonomia e reflexão onde “
na
medida em que quanto maior a capacidade de reflexão, maior a
capacidade de autonomização (1996, p.5)”. Neste
momento eu faço um link com os Projetos de Aprendizagem que
estudamos no semestre passado, e que implementaremos em nossas salas
de aula este ano. Os P.As proporcionam ao educando o entusiasmo e o
prazer em aprender, pois eles pesquisarão sobre um assunto de
interesse deles, e ao mesmo tempo serão os protagonistas da sua
aprendizagem, assumindo assim uma responsabilidade pelo seu
aprendizado. Durante este processo o professor identifica o seu papel
como mediador e orientador no processo de aprendizagem do educando.
Referências:
ALARCÃO,
Isabel. Ser professor reflexivo. In: ___. (Org.). Formação
reflexiva de professores –
estratégias de supervisão. Porto, Editora Porto, 1996 (páginas
1-16 da adaptação).
Dicionário Online de Português. Disponível em <https://www.dicio.com.br>
Olá Iasmim, é o tutor Pablo. Estou ajudando a ler os blogs. Bela síntese e relação do texto com os portfólios, parabéns!
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