Na interdisciplina de Organização e Gestão Escolar estamos estudando alguns conceitos que serão fundamentais para a compreensão e posterior posicionamento nos processos educacionais. Gostaria de fazer um destaque para o conceito de "FORÇA". Na semana passada, no momento de conceitua-lo com base nos meus conhecimentos, eu tive bastante dificuldade porque estava pensando no conceito dentro da área de física. Hoje com mais calma, e após algumas leituras cheguei a conclusão que este conceito esta estritamente relacionado com o "PODER".
Para que se possa exercer o poder é preciso que se tenha a força necessária para tanto. De acordo com Aranha (2003) a " força não significa necessariamente a posse de meios violentos de coerção, mas de meios que me permitam influenciar no comportamento de outra pessoa”
"O campo político é pois o lugar de uma concorrência pelo poder que se faz por intermédio de uma concorrência pelos profanos ou, melhor, pelo monopólio do direito de falar e de agir em nome de uma parte ou totalidade dos profanos" (BOURDIEU, 1998, p.185). Portanto, na politica as forças das ideias são capaz de mobilizar um grupo.
Desta maneira, ao concluir esta atividade não pude deixar de relacionar com o nosso atual cenário politico. Quando o povo perceber o a importância da sua força, será capaz de realizar grandes mudanças.
Referências:
ARANHA, Maria Lúcia Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando - Introdução à Filosofia. 3. Ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 438, pp. 213 - 225.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel Ed, 1989