domingo, 7 de maio de 2017

Projeto de Aprendizagem: Dúvidas e Certezas

      Em minha turma, conforme o combinado na aula anterior, os estudantes iniciaram as pesquisas em suas residências sobre as suas respectivas perguntas. A turma estava inquieta, porém foi possível notar que alguns grupos trouxeram anotações em seus cadernos. Solicitei silêncio e atenção para escutar o que os colegas tinham para falar, e aos poucos a turma foi se acalmando.
    Os grupos apresentaram suas anotações e novas descobertas, contudo pude perceber que haviam grupos que não realizaram a pesquisa em casa. Após esta observação construímos uma tabela controle sobre a realização atividades que ocorrerão durante os Projetos de Aprendizagens.                     Construímos esta tabela não para envergonhar os grupos, mas sim para que eles pudessem observar o que fizeram até o momento e o que deixaram de fazer. Expliquei para a turma que a não realização de uma atividade provavelmente ela influenciaria na próxima prática.
      Cada grupo recebeu uma folha de ofício para escrever no papel as certezas e dúvidas com relação a pergunta. No início gerou-se uma confusão na turma, pois os estudantes não compreenderam por que deveriam elaborar dúvidas para a questão norteadora, já que a mesma já era uma dúvida. Porém, no decorrer da atividade eles foram percebendo que não haviam compreendido tudo sobre a questão norteadora, existindo assim pontos que precisavam ser esclarecidos. Portanto, estes “pontos” que precisavam ser esclarecidos eles identificaram como as dúvidas temporárias. Os estudantes sentiram-se mais confiantes na elaboração das certezas provisórias, pois os grupos que já haviam feito uma breve pesquisa em suas casas, e desta maneira já possuíam domínio suficiente do assunto para elaborar frases de afirmação (certeza) sobre o assunto.
     De acordo com Demo (2005, p. 07) " a aula que apenas repassa conhecimento, ou a escola que somente se define como socializadora de conhecimento, não sai do ponto de partida, e na prática atrapalha o aluno porque o deixa como objeto de ensino e instrução". Acredito que a realização dos Projetos de Aprendizagem tem oportunizado romper com a metodologia tradicional, onde o estudante recebe um conhecimento pronto, pois vejo que os alunos estão se movendo em busca da reposta das suas dúvidas, assumindo assim um papel de protagonista na construção do próprio conhecimento. 

Dúvidas e Certezas elaboradas por uma turma do 8º ano de uma Escola Estadual de Porto Alegre



Referências:

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

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