Em
minha turma, conforme o combinado na aula anterior, os estudantes
iniciaram as pesquisas em suas residências sobre as suas respectivas
perguntas. A turma estava inquieta, porém foi possível notar que
alguns grupos trouxeram anotações em seus cadernos. Solicitei
silêncio e atenção para escutar o que os colegas tinham para
falar, e aos poucos a turma foi se acalmando.
Os
grupos apresentaram suas anotações e novas descobertas, contudo
pude perceber que haviam grupos que não realizaram a pesquisa em
casa. Após esta observação construímos uma tabela controle sobre
a realização atividades que ocorrerão durante os Projetos de
Aprendizagens. Construímos esta tabela não para envergonhar os
grupos, mas sim para que eles pudessem observar o que fizeram até o
momento e o que deixaram de fazer. Expliquei para a turma que a não
realização de uma atividade provavelmente ela influenciaria na
próxima prática.
Cada
grupo recebeu uma folha de ofício para escrever no papel as certezas
e dúvidas com relação a pergunta. No início gerou-se uma confusão
na turma, pois os estudantes não compreenderam por que deveriam
elaborar dúvidas para a questão norteadora, já que a mesma já era
uma dúvida. Porém, no decorrer da atividade eles foram percebendo
que não haviam compreendido tudo sobre a questão norteadora,
existindo assim pontos que precisavam ser esclarecidos. Portanto,
estes “pontos” que precisavam ser esclarecidos eles identificaram
como as dúvidas temporárias. Os estudantes sentiram-se mais
confiantes na elaboração das certezas provisórias, pois os grupos
que já haviam feito uma breve pesquisa em suas casas, e desta
maneira já possuíam domínio suficiente do assunto para elaborar
frases de afirmação (certeza) sobre o assunto.
De acordo com Demo (2005, p. 07) " a aula que apenas repassa conhecimento, ou a escola que somente se define como socializadora de conhecimento, não sai do ponto de partida, e na prática atrapalha o aluno porque o deixa como objeto de ensino e instrução". Acredito que a realização dos Projetos de Aprendizagem tem oportunizado romper com a metodologia tradicional, onde o estudante recebe um conhecimento pronto, pois vejo que os alunos estão se movendo em busca da reposta das suas dúvidas, assumindo assim um papel de protagonista na construção do próprio conhecimento.
Dúvidas e Certezas elaboradas por uma turma do 8º ano de uma Escola Estadual de Porto Alegre
Referências:
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
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