domingo, 10 de setembro de 2017

Tecnologia, aprendizagem construtivista e o sujeito crítico

Após assistir o vídeo do Leandro Karnal e realizar a leitura dos textos faço a seguinte análise: Concordo com Karnal quando ele afirma que a sociedade evolui a partir de determinadas transformações, acredito que a realidade virtual tem sobreposto em alguns momentos a real, mas uma não é melhor qual outra.  Eu penso que a tecnologia está a nossa disposição para facilitar a nossa vida, e até maneira como nos relacionamos e aprendemos (ensino a distância). No inicio do vídeo menciona-se uma preocupação que posicionamento informativo esteja sobrepondo o posicionamento reflexivo. Em determinados momentos eu penso que sim, percebo que isso é muito comum nas redes sociais, as pessoas normalmente “compartilham”  textos/vídeos sem nem ao menos ler, e muito menos fazer uma análise crítica. De acordo com Huhne (s/d, p. 15) a leitura é um ato de concentração que exige distanciamento e reflexão. É realizado a partir dos “procedimentos lógicos de análise, síntese, interpretação e juízo crítico. Portanto, acredito que é necessário ensinar a ler criticamente nas escolas, o modelo epidemiológicos pautado no empirismo não ensinam isso, pois eles têm como objetivo apenas a reprodução e transmissão de informações. É preciso eliminar este  modelo dos bancos escolares, e trazer o modelo construtivista que visa aprendizagem autônoma e crítica dos estudantes. 
Fonte da imagem: https://pt.slideshare.net/cplp/cplp-modelos-de-aprendizagem

O impacto das redes sociais na vida das pessoas – Leandro Karnal no Ponto a Ponto



Referências:
 CHAUÍ, Marilena. Trabalho da crítica do pensamento. _____.
HÜHNE, Leda M. O ato de estudar. _____.

 O impacto das redes sociais na vida das pessoas – Leandro Karnal no Ponto a Ponto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=17&v=crlhoz7IVeY

Nenhum comentário:

Postar um comentário