Eu
nunca trabalhei com uma turma de alfabetização, mas sempre me
encantei por este processo... imaginem...você inicia o ano com uma
turma cheia de crianças com vontade de aprender a ler, e no final do
ano, grande parte das crianças já estão lendo suas primeiras
palavras.

Rangel (2008), ressalta a importância de reconhecer que existem quatro tipos de conhecimentos que devem ser trabalhados durante a alfabetização. Desta maneira, para cada tipo de conhecimento, é necessário adotar estratégias diferentes.

2)
Físico – É o conhecimento que pode ser adquirido através do
manuseio direto dos objetos.
3)
Motor - Está relacionado com a melhoria que se obtém quando se
realiza um exercício.
4)Lógico – Ele é decorrente de um estabelecimento de relações e
que precisa dos outros tipos de conhecimentos para ocorrer.
Referência Bibliográfica:
RANGEL,
Anna Maria Píffero. Alfabetizar aos seis anos. Editora Mediação.
Porto Alegre, 2008.
Iasmim. Realmente é mágico e recompensador. Vi muitas histórias de professores que nunca tinham sido alfabetizadores e quando experimentaram não largaram mais a (série ou ano). É lindo, mágico e maravilhoso. Bom, sou suspeita pra falar. Eu sempre escolho turmas de alfabetização para trabalhar e também formação de professores alfabetizadores para desenvolver os projetos. Muito bom o que a Interdisciplina nos apresenta! Que bom que fazes esse destaque por aqui. Pensar estratégias que exigem características diferentes no modo de pensar favorecem a aprendizagem com maior fluência. Continua escrevendo que estamos lendo. Abraço, Betynha, Jacque e Professor Rafael (Equipe do Seminário Integrador - Turma D).
ResponderExcluir