domingo, 23 de abril de 2017

Companheirismo

     Mendelson e Aboud (1999 apud DeSousa e Cerqueira- Santos, 2012 , p.5) a identificaram e caracterizaram seis funções componentes da amizade: companheirismo estimulante, ajuda, intimidade, aliança confiável, autoavaliação e segurança emocional.
     Companheirismo de acordo com Dicionário do Aurélio é “qualidade ou comportamento de quem demonstra acompanhar, apoiar ou cuidar de outrem”.Este foi o tema que escolhemos para pesquisar na interdisciplina de Psicologia na Vida Adulta. Elencamos na nossa primeira aula as nossas dúvidas e certezas quanto ao tema, e pesquisaremos nas próximas semanas. No início pareceu um tema fácil, contudo tem se mostrado bem difícil obter o referencial teórico para responder as nossas dúvidas.


Referências:

DESOUSA, Diogo Araújo; CERQUEIRA-SANTOS, Elder. Relacionamentos de Amizade e Coping entre Jovens e Adultos. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Vol 28. n 3 Jul-Set 2012 p. 345- 356

Dicionário do Aurélio: Disponível em < https://dicionariodoaurelio.com/>

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Povos Indígenas

     De acordo com a Lei 11.645 artigo 26 torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1o  O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil."

     É notável o trabalho que as instituições de ensino básico e superior estão fazendo para resgatar e valorizar as contribuições dos povos indígenas. A FACED realizou e realizará nas próximas semanas diversos momentos de diálogos referente a temática. Nas duas escolas em que trabalho (pública e privada) se desenvolveu a temática. Na educação privada faço destaque para as atividades construídas com base nas obras do autor Daniel Munduruku. 





Encontro: Conhecimentos Indpígenas e a Universidade dia 26 de abril às 18:30

FACED promove exposição sobre Saberes Indígenas até dia 29 de abril - Maiores informações 



segunda-feira, 10 de abril de 2017

Projeto de Aprendizagem: Uma nova experiência

     Eu já havia construído Projetos de Aprendizagem (PA) com uma turma de 9º ano em 2016, e relatei esta prática nesta postagem. Contudo, durante o ano de 2016 nos realizamos os nossos próprios PAs na interdisciplina do Seminário Integrador. Esta experiência foi interessante, pois eu pude sentir “na pele” os desafios que os meus estudantes passaram, eu aprendi novas metodologias e compreendi a importância de algumas etapas como a elaboração das “certezas e dúvidas”.
      Este semestre a proposta da interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação é a realização de Projetos de Aprendizagem com as nossas turmas. Esta experiência tem sido completamente diferente da primeira, pois os estudantes são diferentes e portanto as questões levantadas e os desafios também. Acredito que houve também um amadurecimento da minha parte como professora-aluna pesquisadora, e isso está refletindo na nesta edição de Projetos de Aprendizagem em sala de aula.

     Nesta postagem no blog Projetos de Aprendizagem eu elaborei o mapeamento da turma em que estou realizando os PAs. Após a escolha das perguntas, solicitei para a próxima semana que os grupos pesquisassem um pouco. Nas próximas semanas elaboraremos as certezas e dúvidas dos grupos, e portanto é necessário que eles tenham algum conhecimento sobre o tema/pergunta, para que a partir disto consigam elaborar as dúvidas e certezas.  

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Ser reflexivo!

      Segundo o Dicionário Online de Português a reflexão é “pensamento ou análise detalhada sobre um assunto determinado, sobre si próprio, sobre algum problema ou sentimento”. Alarcão cita John Dewey (1993) ao explicar que a reflexão é um ato próprio do ser humano e que baseia-se na vontade, no pensamento, em atitudes de questionamentos, e curiosidade, na busca da verdade e da justiça ( 1996, p. 3)".

      Acredito que a reflexão está profundamente relacionada com nosso Portfólio de Aprendizagens (blog), já que a proposta do mesmo é a de utilizar o espaço para escrever sobre a reflexão da nossa prática em sala de aula relacionando com os conhecimentos (re)construídos no PEAD.
      O autor explicita a importância de restituir aos professores a identidade perdida, aos alunos a responsabilidade perdida, e de devolver à escola a sua condição de lugar onde se interage para aprender e onde se gosta de estar porque se aprende com o inerente entusiasmo e prazer de quem parte à descoberta do desconhecido (1996, p. 4)”. Eu considerei este trecho bem significado, pois em determinados momentos eu sinto que ao longo dos anos se perdeu a identidade do professor ( as famosas reflexões ' o que é ser professor? qual papel do professor?') e o aluno também não possui mais a responsabilidade pelo seu aprendizado (responsabiliza muito o professor pelo aprendizado ou não do aluno). O autor afirma ainda que ser reflexivo não deve ser uma característica somente do professor, mas do aluno também (1996, p.4).
     Existe uma relação de autonomia e reflexão onde na medida em que quanto maior a capacidade de reflexão, maior a capacidade de autonomização (1996, p.5)”. Neste momento eu faço um link com os Projetos de Aprendizagem que estudamos no semestre passado, e que implementaremos em nossas salas de aula este ano. Os P.As proporcionam ao educando o entusiasmo e o prazer em aprender, pois eles pesquisarão sobre um assunto de interesse deles, e ao mesmo tempo serão os protagonistas da sua aprendizagem, assumindo assim uma responsabilidade pelo seu aprendizado. Durante este processo o professor identifica o seu papel como mediador e orientador no processo de aprendizagem do educando. 
Referências:
ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In: ___. (Org.). Formação reflexiva de professores – estratégias de supervisão. Porto, Editora Porto, 1996 (páginas 1-16 da adaptação).

Dicionário Online de Português. Disponível em <https://www.dicio.com.br>