A
escola é uma “instituição social dotada de especificidades, e
como tal, sua administração é diferenciada da administração
empresarial
(Oliveira, Moraes, Dourado, p. 2)l”, porque esta está fortemente
ligada ao sistema capitalista. Compreendo e concordo que os
objetivos da organização escolar e da organização empresarial são
diferentes, já que a “escola objetiva o cumprimento de sua função
de socialização do conhecimento historicamente produzido e
acumulado pela humanidade (Oliveira, Moraes, Dourado, p.4) ” e a
organização empresarial visa “a produção de bens materiais,
reprodução do capital e a alienação do trabalhador (Oliveira,
Moraes, Dourado, p.3) ”.
O professor da USP Vitor Paro, especialista em administração escolar, comenta sobre o que, em sua opinião, podem ser chamados de equívocos da administração. Ele conta que, muitas vezes, a administração escolar deixa de lado o mais importante: propiciar condições para o aluno querer aprender.
Referência:
OLIVEIRA,
J. F., MORAIS, K. N., DOURADO, L.F. Organização da Educação
Escolar no Brasil na Perspectiva da Gestão Democrática: Sistemas de
Ensino, Órgãos Deliberativos e Executivos, Regime de Colaboração,
Programas, Projetos e Ações. Disponível em:
https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1224468. Acessado: 4
de jun. 2017.
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