domingo, 4 de junho de 2017

Gestão Democrática nas Escolas

      De acordo com o Ministério da Educação ( 2004) uma "Gestão da escola pública trata-se de uma maneira de organizar o funcionamento da escola pública quanto aos aspectos políticos, administrativos, financeiros, tecnológicos, culturais, artísticos e pedagógicos, com a finalidade de dar transparência às suas ações e atos e possibilitar à comunidade escolar e local a aquisição de conhecimentos, saberes, idéias e sonhos, num processo de aprender, inventar, criar, dialogar, construir, transformar e ensinar."    

 Eu penso que uma gestão democrática ocorre quando há participação de todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar. De acordo com Batista um princípio básico de uma gestão democrática é a separação plena do quadro administrativo e os meios administrativos e de produção, portanto consequentemente em uma gestão democrática há transparência nas prestações de contas. Ainda de acordo com a autora, outro princípio é quando a relação entre o funcionário público e o gestão se dá por meio um “contrato com regras fixas, claras e universais, e não através de dependentes pessoais, parentes ou pessoas que estejam ligadas por um “vinculo de fidelidade” ao gestor. 

Referências:

Batista, Neusa Chaves. O Estado moderno: da gestão patrimonialista à gestão democrática 
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Gestão da educação escolar. Brasília: UnB/ CEAD, 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário