Olá colegas!
Estive refletindo sobre o espaço que o jogo tem na escola. Atualmente estou em um momento em que eu desempenho atividades como monitora na na educação infantil com crianças de 3-4 anos. Logo nos primeiros dias percebe-se a importância que tem o jogo para eles. Diariamente são realizadas diferentes atividades, e o jogo (brincadeiras com regras) sempre está presente, pois através dele as crianças aprendem e desenvolve-se. Segundo
Collares (2008, p. 03)“sua relevância está no fato de que através
dele os alunos ressignificam os acontecimentos. Conforme indicam os
estudos psicanalíticos, através do jogo expressam-se e elaboram-se
angustias, busca-se satisfação, entra-se em contato com outros”
Contudo, nos anos finais do fundamental (onde eu leciono a disciplina de ciências), percebo que poucos professores utilizam destes recurso. Penso que mais jogos didáticos deveriam ser realizados com estes estudantes também. Na postagem "Jogos, brincadeiras e atividades lúdicas" eu falei um pouco sobre isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário