Segundo Piaget (1964) os jogos de
exercícios ocorrem no período sensório-motor, onde a criança
realiza atividade de exploração de objetos, desloca os objetos,
observa e imita os gestos de outras pessoas. Os jogos simbólicos
ocorrem no período pré-operatório, e tem a forte presença do
simbólico (do símbolo) nas atividades. Os jogos de regras ocorre
quando a criança ingressa no período das operações concretas,
neste tipo jogo as regras e acordos entre os participantes se fazem
presentes, ele estimula o raciocínio lógico e objetivo.
Dentro desta classificação proposta pelo Piaget eu gostaria de chamar atenção para os jogos simbólicos. Os jogos de faz-de-conta sempre chamaram a minha atenção, pois me admira ver as crianças transformando uma vassoura em cavalinho, fazer comidinha com areia, brincar de trem ao fazer uma fila indiana, utilizar a imaginação para construir cenários e situações.
De acordo com esse tipo de jogo vai "transformando se transformando ao longo do desenvolvimento, de modo que a criança vai retratando, cada vez mais fielmente, a realidade à qual ela se refere".
- Que gigantes? - disse Sancho Pança.
- Aqueles que ali vês - respondeu seu amo -, de longos braços, que alguns chegam a tê-los de quase duas léguas.
- Veja vossa mercê - respondeu Sancho - que aqueles que ali aparecem não são gigantes, e sim moinhos de vento, e o que neles parecem braços são as asas, que, empurradas pelo vento, fazem rodar a pedra do moinho.
Trecho do livro O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de la Mancha,de Miguel de Cervantes Saavedra
Páginas 117 a 120
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário