sábado, 16 de julho de 2016

O jogo simbólico

     Segundo Piaget (1964) os jogos de exercícios ocorrem no período sensório-motor, onde a criança realiza atividade de exploração de objetos, desloca os objetos, observa e imita os gestos de outras pessoas. Os jogos simbólicos ocorrem no período pré-operatório, e tem a forte presença do simbólico (do símbolo) nas atividades. Os jogos de regras ocorre quando a criança ingressa no período das operações concretas, neste tipo jogo as regras e acordos entre os participantes se fazem presentes, ele estimula o raciocínio lógico e objetivo.
   Dentro desta classificação proposta pelo Piaget eu gostaria de chamar atenção para os jogos simbólicos. Os jogos de faz-de-conta sempre chamaram a minha atenção, pois me admira ver as crianças transformando uma vassoura em cavalinho, fazer comidinha com areia, brincar de trem ao fazer uma fila indiana, utilizar a imaginação para construir cenários e situações.
    De acordo com   esse tipo de jogo vai "transformando se transformando ao longo do desenvolvimento, de modo que a criança vai retratando, cada vez mais fielmente, a realidade à qual ela se refere".

- Que gigantes? - disse Sancho Pança.
- Aqueles que ali vês - respondeu seu amo -, de longos braços, que alguns chegam a tê-los de quase duas léguas.
- Veja vossa mercê - respondeu Sancho - que aqueles que ali aparecem não são gigantes, e sim moinhos de vento, e o que neles parecem braços são as asas, que, empurradas pelo vento, fazem rodar a pedra do moinho.


Trecho do livro O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de la Mancha,de Miguel de Cervantes Saavedra

                                       Páginas 117 a 120

Nenhum comentário:

Postar um comentário