Recentemente eu li um artigo intitulado “Construção coletiva de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências”[1] de autoria da Drª Neusa Maria John Schei. O referido artigo
apresenta uma metodologia, a Inquiry Based Science Education (ISBE), como possibilidade para a construção
coletiva de conhecimentos na área da educação em ciências. Essa metodologia
utiliza a contribuição dos recursos das Tecnologias Digitais da Informação e da
Comunicação (TDICs) para formação de cidadãos críticos e ativos.
A
estrutura da ISBE baseia-se na metodologia construtivista de Rodger Bybee
(2006), e constitui-se de 5 etapas: envolvimento, exploração, explicação,
ampliação e avaliação. O Instituto de
Educação da Universidade de Lisboa, a fim de enriquecer mais ainda a
metodologia, acrescentou mais duas etapas: partilha e desenvolvimento. Cada uma
dessas etapas apresenta a capacidade de envolver os estudantes em pesquisas cientificas,
favorecendo a autonomia e a responsabilidade.
As TDICs estão fortemente presentes em cada uma das etapas, não de uma
maneira estática, mas sim com a possibilidade de auxiliar na criação, assim
como na interação entre os estudantes e professores.
Por ser uma metodologia construtivista, ao ler o artigo me recordei dos "Projetos de Aprendizagem", pois estes também são elaborados a partir das curiosidades dos estudantes. Outra semelhança é que os estudantes possuem papeis ativos no processo de construção do seu conhecimento, e os professores agem mediadores, auxiliando-os. Compartilho abaixo um vídeo bem interessante sobre a metodologia, e no final da postagem o link do artigo.
[1]
SCHEID, Neusa Maria John. Construção coletiva
de conhecimentos na pesquisa em educação nas ciências. Revista Pesquisa
Qualitativa, v. 5, n. 9, p. 452-465, 2017. Disponível em < http://rpq.revista.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/141/94>
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