Trabalhar com temas
geradores implica, necessariamente desenvolver uma metodologia que onde há
dialogicidade, e tomada de consciência dos indivíduos. Desenvolver essa metodologia envolve a
superação do conhecimento disciplinar fragmentado. O tema gerador possui a
capacidade de impulsionar a troca de saberes, e valorização e respeito as
diferenças de cada sujeito.
Eu acredito que trabalhar
a partir de um tema gerador é proporcionar ao estudante uma aprendizagem a
respeito de algo que já tem construído, mas que pode ser reconstruído e
ampliado. É atribuir um sentido, uma explicação, para aquele conhecimento
pré-concebido.
Educação libertadora se constrói a partir do diálogo entre educadores e educando, onde todos os saberes são valorizados, em uma relação horizontal. Nessa vídeo podemos observar uma sala de aula de EJA, onde a educadora desenvolve sua aula a partir da palavra-geradora BARRACO.
A professora apresenta a palavra juntamente com uma imagem, e conversa com os educandos sobre o que aquela palavra remete a eles. Em seguida surge questões como aluguel, casa própria, e a sobrevivência. É interessante como a turma troca ideias sobre a importância da moradia, em um movimento de troca de ideias e politização. A seguir a turma segue conversando sobre a grafia da palavra. Paulo Freire sempre considerou a educação um ato político, uma ferramente para transformar a sociedade.
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