domingo, 11 de outubro de 2015

O desafio de alfabetizar

Eu nunca trabalhei com uma turma de alfabetização, mas sempre me encantei por este processo... imaginem...você inicia o ano com uma turma cheia de crianças com vontade de aprender a ler, e no final do ano, grande parte das crianças já estão lendo suas primeiras palavras.


É lindo né?


Neste semestre, estou cursando uma interdisciplina chamada “fundamentos da alfabetização”. Eu aprendi que a alfabetização inicia por volta dos três meses de idade, e não somente quando a criança ingressa na escola. E tenho percebido que alfabetizar é um grande desafio, que exige do professor uma dedicação enorme para que o processo de alfabetização seja finalizado com louvor.


Rangel (2008), ressalta a importância de reconhecer que existem quatro tipos de conhecimentos que devem ser trabalhados durante a alfabetização. Desta maneira, para cada tipo de conhecimento, é necessário adotar estratégias diferentes.


1) Social - Trata-se de uma convenção de um grupo social e varia de povo para povo. É necessário que uma pessoa que saiba explique para a que ainda não sabe.
2) Físico – É o conhecimento que pode ser adquirido através do manuseio direto dos objetos.
3) Motor - Está relacionado com a melhoria que se obtém quando se realiza um exercício.
4)Lógico – Ele é decorrente de um estabelecimento de relações e que precisa dos outros tipos de conhecimentos para ocorrer.

Referência Bibliográfica:
RANGEL, Anna Maria Píffero. Alfabetizar aos seis anos. Editora Mediação. Porto Alegre, 2008.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Olá colegas e professores!

Na segunda-feira, nos reunimos para aula presencial da interdisciplina “Seminário Integrador”. Neste dia acolhemos oficialmente as nossas novas colegas da pedagogia. Para o acolhimento foi feito uma dinâmica, que resultou nesta nuvem de tags.


A dinâmica constitua em escolher uma palavra para “entregar” para as calouras do curso. A minha palavra foi “ SUPERAÇÃO”. O PEAD, nos traz muitos desafios, porém com dedicação e o apoio das colegas, tutores e professores conseguimos superá-los.



Sejam todos bem-vindos!


domingo, 20 de setembro de 2015

Infância

Colegas, após a reflexão sobre o que é a infância... Cheguei a conclusão que esta é uma fase muito importante, pois nela inicia-se a formação do nosso carácter  e a construção de valores que poderão ser carregados durante a nossa vida.

Compartilho com vocês a música Bola de Meia, Bola de Gude do Milton Nascimento que relata que:

 "Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão...

... E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito
Que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito
Caráter, bondade, alegria e amor
..."





segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Apresentação do Workshop


      A apresentação do workshop foi a parte mais tranquila do trabalho, mas eu só percebi isso depois que ela terminou. Hehehe
     No primeiro momento, eu estava muito nervosa por apresentar o meu trabalho para uma banca. Porém, no instante em que eu reconheci as minhas colegas, eu me senti mais confiante e segura. Por este motivo, eu afirmo que as colegas foram muito importante nesta fase, pois através dos seus olhares e sorrisos me apoiaram durante a minha apresentação.
     Eu acredito que neste momento, onde eu assisti a apresentação das minhas colegas, e do Ederson, foi etapa do semestre onde correu a maior tronca de experiências, portanto foi um momento rico de aprendizagens.


Resumindo: o Workshop foi o momento onde eu me reconheci nas aflições, duvidas e anseios dos meus colegas, e me tranquilizei quando encontrei apoio neles. Que venha o próximo semestre!

domingo, 30 de agosto de 2015

Elaboração da Síntese Reflexiva para o Workshop


    A construção do texto da Síntese Reflexiva foi um momento de aprofundamento e reflexão sobre todos os conteúdos trabalhados durante o semestre. A atividade exigia uma fundamentação teórica, o que me fez reler os textos, e buscar referências bibliográficas complementares para que o meu trabalho final pudesse ter um bom embasamento.
Além disso, foi necessário cumprir algumas exigências como o limite de números de páginas, regras da ABNT, capa etc. Todos estes elementos foram importante para que os textos estivesse dentro de um padrão.

    Após a construção e envio do texto, recebemos um retorno dos professores com os ajustes que precisavam ser realizados. Este acontecimento foi muito importante, pois consegui perceber que o meu trabalho havia sido lido com atenção, e notei os pontos que precisavam ser melhorados e/ou corrigidos. 

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Aprendizagens sobre o processo de preparação e organização do Workshop


      O processo de elaboração do Workshop foi um momento muito importante, e uma atividade excelente de encerramento para o semestre. Acredito que esta foi uma etapa de retomada de tudo o que foi desenvolvido nas interdisciplinas Corporeidade – Epistemologia e Vivência do Aprender; Escola, Projeto Pedagógico e Currículo; e Escola, Cultura e Sociedade: Uma abordagem Sociocultural e Antropológica. Durante a preparação, eu pude visualizar a interdisciplinaridade, ao perceber como as “disciplinas” completavam umas as outras.
     Entretanto, esta etapa envolveu vários sentimentos, como por exemplo, a ansiedade e curiosidade. Eu e as minhas demais colegas, estávamos curiosas para saber como seria este momento. E também ansiosas, pois as informações demoravam para chegar até nós, e quando chegavam eram conflitantes com as instruções já fornecidas. Este conflito gerou um pouco de nervosismo, e estresse.
     Contudo, aos poucos a ansiedade, o estresse e o nervosismo foram passando, e foi-se construindo um ambiente de concentração, e produção da síntese com as aprendizagens do primeiro semestre do curso de Pedagogia.  

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Os animais

     Esta atividade está sendo realizada com os meus alunos do 7º ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Sylvio Torres.


     esse ano letivo estudaremos os seres vivos. Iniciamos no mês de junho mês um trabalho que envolve a escrita de "Livro" com as características dos animais, e a confecção de miniaturas. 



O primeiro grupo de animais que estudamos foi os Poríferos, conhecidos como esponjas.


Na semana seguinte  foi a vez dos CnidáriosNossos alunos fizeram água-vivas e anêmonas-do-mar