domingo, 3 de fevereiro de 2019

Alfabetização - EJA

    Nos quatro primeiros semestres eu escrevi sobre a alfabetização:                                                                                                                                                                                         Jogos, brincadeiras e atividades 

    Estudar, pesquisar e escrever sobre alfabetização é sempre relevante, pois nos preparamos para enfrentar os desafios da sala de aula. Ao realizar o meu estágio, trabalhei com uma turma de anos iniciais, na modalidade EJA. Os estudantes da EJA diferencem das crianças em muitos aspectos, mas principalmente porque em sua maioria já são letrados, e já apresentam uma visão crítica e analítica do mundo, assim como hipóteses acerca de escrita, por isso o cuidado em escolher materiais e metodologias que não sejam infantilizados e ao mesmo tempo os auxilie para vida em sociedade . Corroborando com essas ideias as autoras Aburquerque e Ferreira (2008) afirmam que 


"uma prática baseada no “alfabetizar letrando” precisa contemplar, por um lado, a aprendizagem do sistema alfabético, necessária para o desenvolvimento de uma autonomia para ler e escrever, e por outro, a apropriação dos diferentes gêneros textuais, concebendo que tal domínio pressupõe a ampliação dos conhecimentos sobre a sociedade e sobre as relações humanas (ALBURQUERQUE, FERREIRA, 2008)."

Dessa maneira compreende-se que alfabetização na EJA possui peculiaridades, e sendo assim exige a atenção constante do docente  para utilizar metodologias adequadas. 

Referências:
DE ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia; FERREIRA, Andréa Tereza Brito. A construção/fabricação de práticas de alfabetização em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Educação (UFSM), v. 33, n. 3, p. 425-440, 2008.

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