Se existe uma palavra que escutamos em praticamente todas as aulas (presenciais ou a distância) do curso de Pedagogia ao ongo desses anos foi a derivação do verbo REFLETIR.
Vamos refletir!
Vamos fazer uma reflexão!
Vamos adotar uma postura de professor-reflexivo.
E nós como professores-alunos também a pronunciamos algumas vezes.
Após refletir sobre...
Zeichner (2008) relata que dentro da área de educação tem se utilizado o termo "professor-reflexivo" de maneira intensa, e que esse já se tornou "slogan". Em tempo, o autor ressalta que
"Da perspectiva do professor, isso significa que o processo de compreensão e de melhoria de seu próprio ensino deve começar da reflexão sobre sua própria experiência e que o tipo de saber advindo unicamente da experiência de outras pessoas é insuficiente. (ZEICHNER, 2008, p. 539)"
Desta maneira compreende-se que a reflexão com base nas nossas experiências são valiosas, pois são capazes de nos proporcionam um saber único. Outro aspecto importante que o Zeichener (2008) ressalta é a reflexão tem que tem que estar conectada com lutas que busquem uma justiça social, assim como uma educação de qualidade para todos.
Para o autor "os professores devem agir com uma clareza política maior sobre quais interesses estão sendo privilegiados por meio de suas ações cotidianas (Zeichener, 2008). Eles podem ser incapazes de mudar alguns aspectos da situação atual, mas ao menos estão conscientes do que está acontecendo (ZEICHNER, 2008, p 546)"
Referências:
ZEICHNER, Kenneth M. UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A¿ REFLEXÃO¿ COMO CONCEITO ESTRUTURANTE NA FORMAÇÃO DOCENTE. Educação & Sociedade, v. 29, n. 103, 2008.
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