segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Planejar?

     Essa postagem é uma reflexão referente ao texto publicado com "Um lugar e tempo para planejar"

Planejar é ago essencial para o fazer docente?
  Sim!

Planejar reflete na ação do professor em sala de aula, e essa por sua vez repercute diretamente na aprendizagem dos estudos? 
Sim!


     Essas e outras "verdades" todos nós que exercemos essa profissão já sabemos! Conforme á mencionado na primeira reflexão sobre o planeamento, esse é garantido por lei, assim como condições adequadas para que ele ocorra. Contudo, essa não é realidade de muitas escoas. Há professores que não realizam o planejamento das suas aulas por se considerarem experientes e preparados suficientemente. Para Castro, Tucunduva e Arns (2008, p. 61)
 
É o plano de aula que dá ao professor a dimensão da importância de sua aula e os objetivos a que ela se destina, bem como o tipo de cidadão que pretende formar. Por este motivo, pensar que a experiência de anos de docência é suficiente para a realização de um bom trabalho é um dos principais motivos que levam um professor a não obter sucesso em suas aulas.

     Contudo, como professora de rede pública percebo muitos professores não realizam o planejamento por fata de tempo e espaço adequado. Por lei, nós teríamos direito a hora atividade, que seria um tempo para fazer as atividades docentes como planejamento, correção de avaliações entre outras necessidades do fazer docente. Porém, em muitas escolas esse tempo não existe, ou se existe não há um espaço adequado, que na minha opinião deveria ser uma sala com computar e acesso a internet e poucas interrupções. 
     Há de se considerar que muitos professores cumprem uma carga horaria extensa, às vezes até 60h por semana (três turnos!) para ter um salário razoável. Quem tem tempo para panejar nessa condições?

Referência:

CASTRO, P. A. P. P.; TUCUNDUVA, Cristiane Costa; ARNS, Elaine Mandelli. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente. ATHENA Revista Científica de Educação, v. 10, n. 10, 2008.

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