No ano de 2018 acompanhamos no Município de Porto Alegre diversas noticias sobre a violência no ambiente escoar. Essas noticias reatavam casos de professoras que foram violentadas por alunos e/ou seus familiares que não aceitaram determinas decisões tomadas pelos educadores.
Conforme escrito na primeira postagem a melhor maneira de combater a violência escolar é através do dialogo (ROSA, 2010). Contudo, faço a reflexão sobre de quem é a responsabilidade de organizar e realizar esse diálogo? A escola, as vezes com pouco ou nenhum preparo é que toma essa iniciativa...
No Secretaria de Educação-RS tivemos a criação do CIPAVE (Comissão Interna de Prevenção e Acidentes e Violência Escolar), contudo, pela minha experiência percebo que este os profissionais vinculados são pouco preparados, e portanto pouco efetivo nas escoas. Ha de se considerar que normalmente esses profissionais são professores da própria escola que receberam essa responsabilidade, mas não tiveram aumento na carga horaria, e nem recebem a mais por isso.😡
Muitas vezes o professor tem que lidar com a situação-problema sozinho. Existem diretrizes e estudamos brevemente sobre conflitos na graduação para tomarmos a as medidas certas, porém, ás vezes faltam recursos humanos e organizais para resolver a situação. Sem mencionar a ausência e a negligência familiar. Deixando assim, o professor de mãos atadas e sozinho.
Referência:
ROSA, Maria José Araujo.Violência no ambiente escolar: refletindo sobre as consequências para o processo de ensino aprendizagem. Itabaiana: GEPIADDE, ano 4, volume 8, jul-dez. 2010
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