Ao rever essa minha postagem pude encontrar uma coletânea de filmes que trazem como protagonista um@ personagem negr@, e algumas dicas de livros também. Frequentemente temos a tendência de trabalhar com maior enfase essa temática dentro do mês de novembro, mesmo sabendo que essa deveria ser desenvolvida no decorrer do ano letivo. Nesse ano em eu trabalhei com alimentos, e toda a sua bagagem cutura e histórica.
Foi na aula de culinária onde foram preparados dois
pratos da cultura afro-brasileira: cuscuz doce e mondongo. Nesse contexto, o
alimento é considerado um elemento histórico:
O alimento constitui uma
categoria histórica, pois os padrões de permanência e mudanças dos hábitos e
práticas alimentares têm referências na própria dinâmica social. Os alimentos
não são somente alimentos. Alimentar-se é um ato nutricional, comer é um ato
social, pois constitui atitudes ligadas aos usos, costumes, protocolos,
condutas e situações. Nenhum alimento que entra em nossas bocas é neutro. A
historicidade da sensibilidade gastronômica explica e é explicada pelas manifestações
culturais e sociais como espelho de uma época e que marcaram
uma época (SANTOS, 2005, p. 12-13).
Desta maneira ao preparar esses
pratos foi possível estudar um pouco sobre os povos africanos que foram
trazidos ao Brasil no período da escravidão. Pensar nos ingredientes que compõe
o mondongo e relacioná-los com o descaso dos padrões que entregavam os miúdos
os negros escravizados, e que estes quase que um processo milagroso conseguiam
transformá-lo em prato bem temperado e gostoso.
SANTOS, Carlos
Roberto Antunes. A alimentação e seu lugar na história: os tempos da memória
gustativa. História: questões & debates, v. 42, n. 1, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário