quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Educação e Tecnologia

     Na nossa sociedade pós-moderna a velocidade de acesso e a transmissão de informações tem sido rapidamente aperfeiçoados, sendo assim a produção e veiculação de dados tem sido crescentes nos últimos anos. Desta maneira o conhecimento deixou de ser centralizado, e passou a estar disponível para grande parte da sociedade que possui acesso à internet.
     Desse modo se torna essencial que os educadores pensem em formas de conectar as novas tecnológicas ao trabalho pedagógico. Moran (1999) explica que “educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos.”
     Entretanto a educação brasileira apresenta um desafio de superar a resistência que alguns docentes e gestores possuem na utilização de ferramentas pedagógicas que utilizam internet. Segundo Pimental (2007) esta resistência por parte dos docentes ocorre devido ao forte vínculo às práticas de ensino-aprendizagem que às vezes prendem os professores à estrutura burocrática. Já Moran (1999), informa que “boa parte dos professores é previsível, não nos surpreende; repete fórmulas, sínteses”.
     É necessário que se supere estes paradigmas e resistências que alguns educadores possuem referente a utilização da tecnologia no ambiente escolar. Porque a tecnologia é uma das engrenagens da maquinaria escolar atual. De acordo com Mastalir e Thome (2015) quanto melhor for a relação entre a comunidade escolar e a tecnologia, mais rico se torna o processo de ensino-aprendizagem, o desenvolvimento da criatividade e o fortalecimento de valores como democracia, autonomia, liberdade, respeito à diversidade e solidariedade.


Referências:

PIMENTEL, Fernando Silvio de Cavalcante. Formação de professores e Novas tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada. Revista Científica da Escola de Administração do Exército, Salvador: v.3, n.2, p. 95-120, 2.sem.2007

 MASTALIR, Michele; THOMÉ Luciana. Educação e democratização do conhecimento na web. Diálogos com a Geração Z , ano 6, n. 03, 2015.

MORAN, José Manuel. O Uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na EAD - uma leitura crítica dos meios. Palestra no evento "Programa TV Escola - Capacitação de Gerentes". Belo Horizonte e Fortaleza, no ano de 1999. Disponível em <portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/T6%20TextoMoran.pdf> Acessado em 18 nov. de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário