Na nossa sociedade pós-moderna a velocidade de acesso e a
transmissão de informações tem sido rapidamente aperfeiçoados,
sendo assim a produção e veiculação de dados tem sido crescentes
nos últimos anos. Desta maneira o conhecimento deixou de ser
centralizado, e passou a estar disponível para grande parte da
sociedade que possui acesso à internet.
Desse modo se torna essencial que os educadores pensem em formas de
conectar as novas tecnológicas ao trabalho pedagógico. Moran (1999)
explica que “educação escolar precisa compreender e incorporar
mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as
possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É
importante educar para usos democráticos, mais progressistas e
participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos
indivíduos.”
Entretanto a educação brasileira apresenta um desafio de superar
a resistência que alguns docentes e gestores possuem na utilização
de ferramentas pedagógicas que utilizam internet. Segundo Pimental
(2007) esta resistência por parte dos docentes ocorre devido ao
forte vínculo às práticas de ensino-aprendizagem que às vezes
prendem os professores à estrutura burocrática. Já Moran (1999),
informa que “boa parte dos professores é previsível, não nos
surpreende; repete fórmulas, sínteses”.
É necessário que se supere estes paradigmas e resistências que
alguns educadores possuem referente a utilização da tecnologia no
ambiente escolar. Porque a tecnologia é uma das engrenagens da
maquinaria escolar atual. De acordo
com Mastalir e Thome (2015) quanto melhor for a relação entre a
comunidade escolar e a tecnologia, mais rico se torna o processo de
ensino-aprendizagem, o desenvolvimento da criatividade e o
fortalecimento de valores como democracia, autonomia, liberdade,
respeito à diversidade e solidariedade.
Referências:
PIMENTEL, Fernando Silvio de Cavalcante.
Formação de professores e Novas
tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e
webfólio na formação continuada.
Revista Científica da Escola de Administração do Exército,
Salvador: v.3, n.2, p. 95-120, 2.sem.2007
MASTALIR, Michele; THOMÉ Luciana. Educação
e democratização do conhecimento na web.
Diálogos com a Geração Z , ano 6, n. 03, 2015.
MORAN, José Manuel.
O Uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação na EAD
- uma leitura crítica dos meios. Palestra no evento "Programa
TV Escola - Capacitação de Gerentes".
Belo Horizonte e Fortaleza, no ano de 1999. Disponível em
<portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/T6%20TextoMoran.pdf>
Acessado em 18 nov. de 2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário