Os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) propõe como tema
transversal a ser desenvolvido nas escolas o meio ambiente (Brasil,
1998). Este tem como objetivo auxiliar na formação de cidadãos
mais conscientes e aptos para atuar na realidade socioambiental.
Segundo Pereira (2010), para fazer com que os nossos alunos se sintam
responsabilizados pela construção de um meio ambiente equilibrado,
devemos estimulá-los
e proporcionarmos a eles uma relação mais próxima com a natureza.
Pensando
nesta questão no
ano de 2016 nos construímos uma horta. A horta foi cuidada pelas
crianças, que regavam com água 3x por semana, retiravam as ervas
daninhas, e é claro, ofereciam muito amor e carinho. Já em com dois
meses conseguimos colher as nossas hortaliças: alface, couve,
espinafre e rúcula. Após a colheita fizemos algumas receitas
culinárias.
Referências:
PEREIRA,
Marsílvio Gonçalves. Conhecer, agir e transformar o ambiente.
Ciências: ensino fundamental. Coord. Antônio Carlos Pavão.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação
Básica, 2010.
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais
e Biologia. Brasília, 1998. Disponível em: <
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf> Acesso em:
17 agost 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário