Segundo
as Diretrizes Curriculares Nacionais da
Educação Básica
a área de Ciências da Natureza, no ensino fundamental é
representada por único componente com o mesmo nome: “Ciências da
Natureza” ou popularmente Ciências. Já no Ensino Médio esta área
é formada por três componentes curriculares: biologia, física e
química.
De
acordo com a Base Nacional Comum (BNC) a presença
da área de Ciências da Natureza tem como objetivo
“a observação sistemática do mundo material, com seus objetos,
substâncias, espécies, sistemas naturais e artificias, fenômenos e
processos, estabelecendo relações casuais, compreendendo
interações, fazendo e formulando hipóteses, propondo modelos e
teorias e tendo o questionamento como base da investigação” (BNC,
2016, p. 01).
Desta
forma compreendo que objetivo das ciências é que o aluno seja capaz
de compreender o mundo que o cerca, que se torne um indivíduo
questionador e crítico na sua sociedade. O estudante na área de
ciências construirá aprendizagens que o façam entender o
funcionamento do seu corpo, o surgimento das espécies, aprenderá
sobre o mundo material, a biodiversidade, o universo, as
transformações da natureza, e a exploração da sociedade humana
frente a natureza.
Base
Nacional Curricular - Área de Ciências da Natureza -
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/versao-2/areas-componentes/8%20-%20A%20%C3%81REA%20DE%20CI%C3%8ANCIAS%20DA%20NATUREZA.pdf
Base
Nacional Curricular - http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Diretrizes
Curriculares Nacionais da Educação -
portal.mec.gov.br/docman/abril.../15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf
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