sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Portfólio – Indígenas em Porto Alegre

Nos foi solicitado na interdisciplina de Representação do Mundo Pelos Estudos Sociais a construção de um portfólio sobre identidade ou representação.
Portfólio é o conjunto coerente de documentação (fotos, desenhos, histórias) refletidamente selecionadas, significativamente comentada e sistematicamente organizada e contextualizada no tempo que revela um percurso lógico. (Conceito retirado do moodle)
Por questão de interesse e identificação histórica e social optei por construir um portfólio sobre os povos indígenas que vivem em Porto Alegre.  A minha justificativa foi:

A lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 torna obrigatório o ensino da história e cultura dos povos indígenas nas escolas. No município de Porto Alegre nós temos na Lei Orgânica que trata da valorização e proteção dos povos indígenas com sua identidade própria no que diz respeito a costumes, cultura e religiosidade. Atualmente em nossa cidade nós contamos com a presença de três povos: Kaingkang, Guaranis e Charruas. Dentro das nossas comunidades encolares encontramos indígenas, contudo ainda é difícil para as crianças (e alguns adultos) quebrar o paradigma do indígena na aldeia, nu e caçando seu alimento. Por este motivo, optei por construir um portfólio sobre os Povos Indígenas em Porto Alegre a fim de reunir materiais que abordem o histórico, a cultura e os desafios atuais destes povos na contemporaneidade.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário