No
turno da manhã, eu leciono a disciplina de Ciências da Natureza,
como orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no 9º ano
eu trabalho com os estudantes a área de Física. É inegável a
proximidade existente entre a física e a matemática. Carlos
Fiolhais afirmou que “A
Física–o
conhecimento do mundo material–
não
se pode fazer sem a Matemática. A linguagem da Física é, sem
qualquer dúvida, a Matemática(FIOLHAIS, 2014, p. 01)”
De
acordo com Karam e Pietrocola (2009, p.2) uma das características
que faz com que esse pensar científico seja diferente do pensar
“cotidiano” é que ele é fortemente embasado em estruturas
matemáticas. Desta maneira, eu acredito que o estudante para
compreender a física ele tem que primeiramente aprender a matemática
ensinada nos anos anteriores. Contudo, o ensino de física não é
somente propor problemas físicos que envolvam interpretação e
utilização de formas matemáticas. É necessário faze uma ligação
entre o mundo material com a matemática. Pietrocola (2002, p. 19)
diz que “Para o contexto do ensino de Física, uma modelização
matemática precisa incorporar de forma explícita o domínio
empírico, ou seja, envolver atividades experimentais.
Diante
do exemplo, ressalto a importância de atividades práticas no ensino
de física e exponho um exemplo realizado em parceria com a
professora de educação física da escola em que leciono:
Velocidade
Média (Cinética) - Nós construímos um percurso para corrida
(200m) e corrida com revezamento na quadra da escola. Os alunos foram
convidados a participar da atividade física, e cronometrar os seus
tempos. Após calculamos a velocidade média de cada aluno. Os
estudantes adoraram! Fizemos até algumas comparações com Bolt!
FIOLHAIS,
Carlos. A relação da física com a matemática. artigo publicado no
jornal o Primeiro de Janeiro, das Artes e das Letras, jun. 2014.
Disponível em
<http://www.mat.uc.pt/~lnv/debate2/CarlosFiolhais.html>
PIETROCOLA,
Mauricio; KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior. Habilidades Técnicas
Versus Habilidades Estruturantes: Resolução
de
Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante do Pensamento
Físico. ALEXANDRIA Revista de Educação
em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.181-205, jul. 2009
P
IETROCOLA,
Mauricio. A matemática como estruturante do conhecimento físico.
Cad. Cat. Ens. Fís., v.19, n.1: p.89-109, ago. 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário