sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

A Matemática e a Física no 9° do Ensino Fundamental

     No turno da manhã, eu leciono a disciplina de Ciências da Natureza, como orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no 9º ano eu trabalho com os estudantes a área de Física. É inegável a proximidade existente entre a física e a matemática. Carlos Fiolhais afirmou que “A Físicao conhecimento do mundo materialnão se pode fazer sem a Matemática. A linguagem da Física é, sem qualquer dúvida, a Matemática(FIOLHAIS, 2014, p. 01)”
     De acordo com Karam e Pietrocola (2009, p.2) uma das características que faz com que esse pensar científico seja diferente do pensar “cotidiano” é que ele é fortemente embasado em estruturas matemáticas. Desta maneira, eu acredito que o estudante para compreender a física ele tem que primeiramente aprender a matemática ensinada nos anos anteriores. Contudo, o ensino de física não é somente propor problemas físicos que envolvam interpretação e utilização de formas matemáticas. É necessário faze uma ligação entre o mundo material com a matemática. Pietrocola (2002, p. 19) diz que “Para o contexto do ensino de Física, uma modelização matemática precisa incorporar de forma explícita o domínio empírico, ou seja, envolver atividades experimentais.
     Diante do exemplo, ressalto a importância de atividades práticas no ensino de física e exponho um exemplo realizado em parceria com a professora de educação física da escola em que leciono:
Velocidade Média (Cinética) - Nós construímos um percurso para corrida (200m) e corrida com revezamento na quadra da escola. Os alunos foram convidados a participar da atividade física, e cronometrar os seus tempos. Após calculamos a velocidade média de cada aluno. Os estudantes adoraram! Fizemos até algumas comparações com Bolt!




FIOLHAIS, Carlos. A relação da física com a matemática. artigo publicado no jornal o Primeiro de Janeiro, das Artes e das Letras, jun. 2014. Disponível em <http://www.mat.uc.pt/~lnv/debate2/CarlosFiolhais.html>

PIETROCOLA, Mauricio; KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior. Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução
de Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante do Pensamento Físico. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.181-205, jul. 2009

P IETROCOLA, Mauricio. A matemática como estruturante do conhecimento físico. Cad. Cat. Ens. Fís., v.19, n.1: p.89-109, ago. 2002.


Nenhum comentário:

Postar um comentário