Durante
este semestre continuamos o estudo sobre Projetos de Aprendizagem na
interdisciplina Seminário Integrador IIII. Juntamente com a minha colega Jaqueline, nós construímos a nossa pesquisa a partir da pergunta "Por que os mosquitos picam algumas pessoas mais que outras?". Para acessar o nosso trabalho clique aqui.
Pensando em nossas salas de aulas, os P.As devem ser construídos a partir do interesse do aluno, e eles são
os protagonistas e autônomos durante todo o processo. Desta maneira,
o professor assume o papel de mediador, auxiliando os alunos, mas
permitindo que eles sejam emancipatórios. Notei que os alunos foram
capazes de interpretar os textos, compreendê-los, a depois elaborar
suas hipóteses. O autor Pedro Demo (2005, p. 24) identifica isso
como a troca de posição de “informado à informante, informativo
e informador”. Já relatei em outra postagem a minha experiência com Projetos de Aprendizagem aqui.
DEMO,
Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados,
2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário