domingo, 25 de dezembro de 2016

Projetos de Aprendizagem

     Durante este semestre continuamos o estudo sobre Projetos de Aprendizagem na interdisciplina Seminário Integrador IIII. Juntamente com a minha colega Jaqueline, nós construímos a nossa pesquisa a partir da pergunta "Por que os mosquitos picam algumas pessoas mais que outras?". Para acessar o nosso trabalho clique aqui. 
    Pensando em nossas salas de aulas, os P.As devem ser construídos a partir do interesse do aluno, e eles são os protagonistas e autônomos durante todo o processo. Desta maneira, o professor assume o papel de mediador, auxiliando os alunos, mas permitindo que eles sejam emancipatórios. Notei que os alunos foram capazes de interpretar os textos, compreendê-los, a depois elaborar suas hipóteses. O autor Pedro Demo (2005, p. 24) identifica isso como a troca de posição de “informado à informante, informativo e informador”. Já relatei em outra postagem a minha experiência com Projetos de Aprendizagem aqui.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário